Universidades alemãs abrem edital para pesquisadores pós-doc

Planeta COPPE / Notícias

Data: 12/02/2019

A University Alliance Ruhr abriu vagas para duas semanas de matchmaking na Alemanha, na segunda metade de junho (de 16 a 29). Neste programa, chamado Research Explorer Ruhr, haverá 16 vagas (seis na área de Engenharia), nas três universidades que compõem a UA Ruhr: Ruhr-Universität Bochum, TU Dortmund University and University of Duisburg-Essen, nas áreas de ciências humanas e sociais; engenharias; ciências naturais e da vida. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de março.

Os pesquisadores selecionados poderão conhecer de perto as pessoas e as instalações relevantes para seu projeto de pesquisa tanto como possibilidades e fontes de financiamento para descobrir se a UA Ruhr será o lugar da sua próxima estadia de pós-doc. Durante a estadia, haverá vários workshops, palestras que explicam caminhos para conseguir fomento de pós-doutorado. A viagem não significa uma vaga na RUB, mas permite conectar cientistas para desenvolver projetos a abrir caminhos para possível financiamento.

Na seleção, há preferência para recém-doutores, candidatos que concluíram seu doutorado nos últimos 12 meses. Acomodações, passagens e alimentação serão custeadas pela UA Ruhr. Mais informações sobre o programa e os professores-anfitriões no site: http://www.research-academy-ruhr.de/rer-de.html. O formulário de candidatura consta do endereço: http://www.research-school.rub.de/rer.0.html.

Além das 16 vagas oferecidas, há a possibilidade de os interessados tentarem estágio com algum professor da UA Ruhr, que não esteja participando do programa. Neste caso, o matchmaking não é garantido, mas a instituição viabilizaria o contato.

Para maiores esclarecimentos, a UA Ruhr disponibilizou o email de contato do coordenador do programa, o professor Jörn Benzinger: joern.benzinger@uv.rub.de