Ministério Público apresenta na Coppe a maior plataforma de dados abertos do estado do RJ

Planeta COPPE / Notícias

Data: 11/09/2017

Amanhã, dia 12/09, o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Gussem, apresentará na Coppe a maior plataforma de dados abertos do Estado do Rio de Janeiro. A apresentação “MP em Mapas, plataforma digital do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ)” será realizada, das 9h às 12h, no auditório, bloco G, sala 122, Cidade Universitária.

A plataforma digital reúne informações georreferenciadas de instituições públicas e do próprio MPRJ em eixos temáticos como segurança, saúde, educação, meio ambiente, entre outros. Aberto ao público, com entrada gratuita, o evento é uma oportunidade para pessoas estejam desenvolvendo projetos de pesquisa ou planejam criar negócios ou aplicativos que utilizem dados abertos. Também participará da apresentação o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto.

O público terá a oportunidade de conhecer o projeto do MPRJ, em parceria com alunos de graduação da disciplina de Gestão da Inovação, ministrada pelo professor da Coppe, Marcos Cavalcanti. Durante um semestre, os estudantes serão capacitados na ferramenta e terão a oportunidade de trabalhar as centenas de camadas de informações do MP em Mapas a fim de propor soluções relacionadas à atuação do MPRJ a outras instituições e à sociedade, por meio de aplicativos ou softwares.

Também será apresentado o Open Data Institute (ODI) Rio, por sua coordenadora no Brasil, Luciana Sodré, pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (Crie), da Coppe. O (ODI) é o instituto criado por Tim Berners-Lee, considerado o criador da World Wide Web, e Nigel Shadbolt para trabalhar a cultura dos dados abertos. O instituto, com sede em Londres, conta com uma rede que abrange vários países conhecida como ODI Nodes, o que significa “nós da rede ODI”. O node do ODI no Rio de Janeiro funciona desde 2014 no Crie, laboratório para empreendedorismo, gestão do conhecimento e inovação da Coppe/UFRJ.

Dados abertos são dados que qualquer pessoa pode acessar, usar e compartilhar. Quando empresas ou governos divulgam dados não pessoais, possibilitam que pequenos empreendimentos, cidadãos e pesquisadores desenvolvam projetos ou negócios inovadores que podem trazer grandes benefícios para a sociedade. O compartilhamento de dados abertos governamentais contribui, ainda, para uma maior eficiência e transparência do poder publico, como também para o aprimoramento dos serviços à comunidade.

• dados abertos
  • Ministério Público