Coppe e Instituto de Economia da UFRJ promovem seminário para debater prós e contras do conteúdo local na indústria do petróleo
Planeta COPPE / Notícias
Data: 15/03/2017
A Coppe e o Instituto de Economia da UFRJ promovem na próxima terça-feira, 21 de março, o seminário Conteúdo local na indústria do Petróleo: problema ou solução? Aberto ao público, o evento será realizado, das 14 às 18h, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), que fica na Avenida Moniz Aragão, 360, bloco 1, Cidade Universitária.
Composto por três mesas temáticas: economia, competitividade e inovação, o seminário debaterá os prós e os contras da política de conteúdo local (PCL) aplicada há duas décadas ao mercado de petróleo no Brasil. O seminário reunirá especialistas que consideram o debate desse tema crucial para o desenvolvimento econômico brasileiro.
A descoberta de grandes reservas de petróleo em águas profundas na costa brasileira, na camada geológica conhecida como pré-sal, ampliou a necessidade de aquisição de equipamentos e contratação de serviços para a ampliação da produção offshore. Tal fato aumentou a demanda na indústria nacional, protegida pelas regras de conteúdo mínimo.
Alguns especialistas defendem que a PCL é um importante instrumento de política industrial para formação de uma cadeia de fornecedores internacionalmente competitiva. Outros argumentam que ela é um entrave protecionista que eleva os custos das operadoras, dificultando a ampliação da produção doméstica de petróleo. O seminário permitirá que os argumentos dessas duas percepções sejam analisados e discutidos entre especialistas e, em seguida, debatidos com o público.
Confira, abaixo, a programação completa do evento.
Abertura 14h-14h10
Professor Roberto Leher (reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Economia (14h10-15h)
Palestrantes:
Professor David Kupfer (diretor do Instituto de Economia da UFRJ)
Professor Luis Eduardo Duque Dutra (Escola de Química da UFRJ)
Moderador: Professor Adilson de Oliveira (membro do conselho curador da UFRJ)
Competitividade (15h- 15h50)
Palestrantes:
Professor Edmar Fagundes de Almeida (Instituto de Economia da UFRJ)
Professor Segen Estefen (Programa de Engenharia Oceânica da Coppe/UFRJ)
Moderador: Professor Edson Watanabe (diretor da Coppe/UFRJ)
Inovação (15h50- 16h40)
Palestrantes:
Professor Carlos Frederico Leão da Rocha (Instituto de Economia da UFRJ)
Professor José Carlos Pinto (Diretor do Parque Tecnológico da UFRJ)
Moderador: Professor Luiz Pinguelli Rosa (diretor de Relações Institucionais da Coppe/UFRJ)
Debate (16h40-18h00)