Alunos da Coppe vencem Prêmio Vale-Capes

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Química / Notícias

Data: 05/07/2016

Os alunos da Coppe/UFRJ, Alex Neves Junior e Sandra Maria de Souza Cao, estão entre os vencedores do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, nas categorias doutorado e mestrado, respectivamente. Promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Vale S.A, a premiação contempla tanto os autores dos trabalhos como seus orientadores.

Premiada na Área Temática I: Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia, Sandra Maria Cao foi orientada pelos professores Márcia Dezotti e João Paulo Bassin, do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe. A aluna concorreu com sua dissertação de mestrado intitulada “Remoção biológica de matéria orgânica e nitrogênio de um efluente industrial em sistema de leito móvel com biofilme de dois estágios.”

Márcia Dezotti e João Paulo Bassin recebem o prêmio pela segunda vez. Em 2014, eles foram premiados na categoria Doutorado, quando Bassin, então aluno do PEQ, fora orientado pela professora Márcia.

Alex Neves foi premiado na Área Temática III – Redução de Gases do efeito estufa (GEE), com sua tese de doutorado intitulada “Captura de CO2 em Materiais Cimentícios através da Carbonatação Acelerada”. Alex foi orientado pelos professores do Programa de Engenharia Civil (PEC), Romildo Toledo, vice-diretor da Coppe, e Eduardo Fairbairn, além do professor da Escola de Química, Jo Dweck.

Pelo quarto ano consecutivo alunos da Coppe/UFRJ são contemplados com o Prêmio Vale-Capes. No ano passado, Bettina Susanne Hoffmann foi premiada por sua tese de doutorado , na área temática III. Em 2014, foram três os premiados: João Paulo Bassin; melhor tese na área temática II; Bernardo Alves Cinelli melhor dissertação de mestrado na área temática II; e Bruno Soares Moreira Cesar Borba, menção honrosa por tese de doutorado na área temática III. Em 2013, o contemplado foi Pedro Rochedo, dissertação de mestrado na área temática III.

A edição atual da premiação, que abrange trabalhos defendidos em 2014, é dividida em quatro grupos temáticos: I – Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia; II – Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos; III – Redução de Gases do Efeito Estufa (GEE); e IV – Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate à pobreza.

A relação completa dos ganhadores pode ser consultada na página da Capes, em www.capes.gov.br.