Estudo da Coppe sobre o vírus zika vence concurso da Johnson & Johnson Innovation

Planeta COPPE / Biofarmacos, Vacinas e Terapias Celulares / Engenharia Química / Notícias

Data: 17/06/2016

Estudo sobre o vírus zika coordenado pela professora Leda Castilho, da Coppe/UFRJ, foi vencedor do Quick Fire Challenge, uma iniciativa promovida pela Janssen Brasil e pela Johnson & Johnson para fomentar a inovação científica na América Latina. A pesquisa inovadora tem como foco a produção de proteínas recombinantes da estrutura externa do vírus zika, que poderão ser usadas para desenvolver ferramentas para o diagnóstico, tratamento e prevenção do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. No caso de exames de diagnóstico, possibilita distinguir flavivírus relacionados, como dengue e febre amarela.

As proteínas recombinantes do vírus também podem ser utilizadas para isolar ou desenvolver um anticorpo monoclonal anti-zika, que trate ou reduza a carga viral dos indivíduos infectados. Este recurso é particularmente interessante para mulheres grávidas, já que ajuda a reduzir o risco de transmissão para o feto, prevenindo a microcefalia, condição que está relacionada à infecção intrauterina pelo zika. A produção da proteína pode ainda ser utilizada no desenvolvimento de uma vacina, que teria um papel importante na prevenção e controle da doença no longo prazo.

A professora Leda passará seis meses no JLabs@ TMC, em Houston (EUA), onde ela e sua equipe terão acesso a um laboratório de ponta e insumos que possibilitarão agilizar a conclusão da pesquisa para o combate ao vírus Zika, que se tornou uma ameaça à saúde pública e está associada com o desenvolvimento de microcefalia em crianças nascidas de mães infectadas.

Sobre Leda Castilho

Leda dos Reis Castilho é professora do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, onde coordena o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (Lecc). A pesquisadora realizou estágios sabáticos de pesquisa na Universidade de Bielefeld (Alemanha) e no National Institutes of Health, NIH (EUA). Possui doutorado em Engenharia Bioquímica pela Universidade de Braunschweig (Alemanha) e graduação e mestrado em Engenharia Química pela Coppe/UFRJ. Suas pesquisas já lhe renderam vários prêmios e a indicação, em 2008, como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências.

Por 13 anos o Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares da Coppe/UFRJ vem desenvolvendo projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para o estabelecimento de tecnologias inovadoras de produção de biofármacos, anticorpos monoclonais, terapias celulares e vacinas.

Sobre o Quick Fire Challenge

O Quick Fire Challenge é uma iniciativa regional liderada pela Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, que seleciona projetos inovadores e empresas de saúde em fase inicial – startups – para ficarem baseados e desenvolverem seus projetos de inovação nas unidades do JLabs, centros de pesquisa independentes mantidos pela Johnson & Johnson nos Estados Unidos. Na última edição do desafio, o objetivo era selecionar uma ideia inovadora que tivesse relevância para a região latino-americana. O vencedor poderá usufruir de toda a infraestrutura administrativa, suporte de pesquisadores e acesso ao que há de mais moderno em recursos tecnológicos e equipamentos para o desenvolvimento de sua pesquisa no centro localizado em Houston (EUA), mas não terá vínculo nem obrigações comerciais com a farmacêutica.

Saiba mais sobre o JLabs, que faz parte da Johnson & Johnson Innovation, no site JLABS.jnjinnovation.com e sobre a Janssen, em www.janssen.com.