Vice-reitora da Universidade de Pardubice visita a Coppe

Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Engenharia Elétrica / Engenharia Química / Notícias

Data: 10/05/2016

A vice-reitora da Universidade de Pardubice (República Tcheca), professora Tatiana Molková, visitou a Coppe/UFRJ nesta quarta-feira, 4 de maio. O objetivo da visita foi aproximar as instituições e preparar o caminho para um futuro acordo de cooperação, com vistas a intercâmbio de pesquisadores e parcerias em pesquisa e desenvolvimento.

Acompanhada do professor Jiri Málek, ex-reitor da Universidade de Pardubice e ex-diretor do Conselho de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da República Tcheca (órgão análogo à Capes), Tatiana Molková foi recebida pela diretora da Assuntos Acadêmicos da Coppe, professora Cláudia Werner, que fez uma apresentação detalhada da Coppe, seus 13 programas e sua contribuição à sociedade.

Professora Tatiana também apresentou a Universidade de Pardubice, uma das melhores universidades públicas República Tcheca, que reúne sete faculdades, com 8.500 alunos em uma pequena cidade, no centro da República Tcheca, a 108 km da capital Praga. Cerca de 1/4 do orçamento da universidade é destinado à pesquisa e ao desenvolvimento, e dentre as áreas elencadas para possíveis parcerias internacionais estão: engenharia química, ciências de materiais, nanotecnologia, transportes, restauração de artes, dentre outras.

Após a reunião, os visitantes foram conduzidos ao Laboratório de Aplicações de Supercondutores (Lasup) e aos programas de Engenharia Química (PEQ) e Engenharia de Transportes (PET) da Coppe. No Lasup, o professor Richard Stephen apresentou o projeto do trem de levitação magnética da Coppe, o Maglev-Cobra.

Em seguida, Tatiana Molková e Jiri Málek foram recebidos pelos professores Victor Teixeira (PEQ) e Paulo Cezar Ribeiro (PET), em seus laboratórios, respectivamente o Núcleo de Catálise (Nucat) e o Riobus – Planejamento e Simulação de Transportes, onde assistiram à apresentação de vários projetos desenvolvidos na instituição.