Secretário especial de C&T visita Centro de Visualização do Lamce

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias

Data: 21/03/2016

Franklin Coelho. ao centro, ouve as explicações do pesquisador do Lamce, Gerson Gomes Cunha, à esquerda[

O secretário especial de Ciência e Tecnologia do Município do Rio de Janeiro, Franklin Dias Coelho, visitou, dia 11 de março, o Centro de Visualização do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe/UFRJ, localizado no Parque Tecnológico da UFRJ, na Cidade Universitária. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de futuras parcerias entre as instituições na área de visualização e realidade virtual e aumentada.

Franklin Coelho ficou interessado em levar para as Naves do Conhecimento da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT) do Município as técnicas utilizadas e desenvolvidas no Centro de Visualização do Lamce. As Naves são espaços de divulgação científica mantidos pela SECT para difusão da cultura digital e oferecer cursos de capacitação tecnológica para jovens.

O secretário acompanhou as demonstrações no Centro de Visualização

Segundo o pesquisador do Lamce e coordenador do Grupo de Realidade Virtual e Aumentada do Centro de Visualização, Gerson Gomes Cunha, ficou acertado durante a visita, que representantes da SECT e do Lamce voltarão a se reunir para definir propostas de trabalho em conjunto. Na sequência, será assinado um termo de cooperação científica entre as instituições. A parceria envolverá também a Engset, empresa da incubadora de empresas da Coppe. Nascida no Lamce, a Engset ficará responsável por dar suporte e manutenção às atividades que vierem a ser desenvolvidas.

Acompanhado pela equipe da Coordenação Tecnológica da SECT, Franklin Coelho conheceu de perto as atividades executadas no Centro de Visualização. O Centro conta com equipamentos de visualização com tecnologia de ponta, como a cave 3D com rastreamento de movimento, o domo multissensorial de 7m de raio, demonstrativos de realidade aumentada e uma tela holográfica de última geração.

Toda essa estrutura é operada por uma equipe de pesquisadores e técnicos especializados com competências desenvolvidas em eletrônica embarcada, controle e automação de sensores em geral, modelagem 3D, modelagem numérica, realidade virtual, realidade aumentada e visualização científica.

  • Lamce