Pesquisa para Reitoria da UFRJ será decidida em segundo turno

Planeta COPPE / Notícias

Data: 17/04/2015

A pesquisa à comunidade para Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) será decidida em segundo turno. A Comissão Coordenadora do Processo Sucessório (CCPS) anunciou, no início da noite de sexta-feira, 17 de abril, o resultado parcial do primeiro turno da pesquisa. Às 18 horas, a apuração das 120 urnas eletrônicas de toda a universidade indicava que a Chapa 30 (“Somos todos UFRJ”) foi a mais votada e a Chapa 20 (“UFRJ autônoma, crítica e democrática”) ficou em segundo lugar. Com isso, conquistaram o direito de prosseguir na disputa para ver quem estará à frente da UFRJ no quadriênio 2015-2019.

Na noite de sexta-feira, ainda restavam 40 das 50 urnas tradicionais, com votos em cédulas, a serem apuradas, entretanto, sem possibilidade de mudança no cenário. De acordo com o regimento do processo eleitoral, os votos “em separado” precisam ser conferidos e validados e, por isso, ainda não era possível dizer a quantidade total de votos restantes.

O processo de pesquisa para reitor da UFRJ segue o princípio da ponderação paritária. Com 5.115 votos, a Chapa 30 teve 1.276 votos de docentes, 1.615 votos de técnico-administrativos e 2.224 votos de estudantes. Totalizando 8.507 votos, a Chapa 20 recebeu 672 votos de docentes, 1.482 de técnico-administrativos e 6.353 dos alunos. Já a Chapa 10 totalizou 3.012 votos, sendo 892 dos docentes, 1.000 dos técnicos e 1.120 dos alunos. Foram registrados, ainda, 166 votos em branco e 353 nulos.

A votação do primeiro turno da pesquisa aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de abril. O segundo turno está agendado para os dias 4, 5 e 6 de maio e o resultado será anunciado no próximo dia 7. No dia seguinte, o Colégio Eleitoral vai elaborar uma lista tríplice, a ser enviada para o Ministério da Educação.

Mais votada, a Chapa 30 tem à frente a professora Denise Pires de Carvalho, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, como candidata a reitora, e o professor Walter Suemitsu, do Núcleo Interdisciplinar para Desenvolvimento Social (Nides), da Escola Politécnica e da Coppe, candidato a vice-reitor. Já a Chapa 20 é liderada pelo professor Roberto Leher, da Faculdade de Educação, e pela professora Denise Fernandes Lopez Nascimento, da Faculdade de Odontologia, candidatos a reitor e vice, respectivamente.

A pesquisa para Reitoria da UFRJ contou ainda com a Chapa 10 “Juntos pela UFRJ: unidade na diversidade”, dos professores Angela Rocha, do Instituto de Matemática, e Carlos Rangel, da Faculdade de Farmácia. A apuração dos votos foi realizada na sala do Conselho Universitário (Consuni), no prédio da Reitoria, no campus da UFRJ, na Cidade Universitária.

Acompanhando a apuração, a professora Denise Pires comemorou o resultado. “Ficamos felizes por termos conseguido maioria entre o corpo permanente da universidade. Fico feliz também por ter tido a preferência dos alunos que me conhecem do Instituto de Biofísica. Os alunos são nossa razão de ser”, afirmou a candidata da Chapa 30. “Agora, no segundo turno, vai ser uma campanha propositiva. Espero que seja um debate de ideias para melhorarmos a universidade. Outras IFES (Instituições Federais de Ensino Superior) têm avançado e nós não”, concluiu Denise Pires.

Candidato da Chapa 20, o professor Roberto Leher também demonstrou sua satisfação por ter passado ao segundo turno da eleição. “Foi uma votação consagradora. Tivemos uma boa votação entre TAs e professores também. Queríamos esse apoio dos estudantes e conseguimos passar nossa mensagem”, afirmou o professor da Faculdade de Educação da UFRJ. “A votação atendeu nossas expectativas. Sobretudo porque tivemos menos tempo de campanha do que as outras chapas”, concluiu Roberto Leher.

Durante a campanha os candidatos das três chapas participaram de debates, nos quais discutiram propostas sobre temas como gestão dos hospitais universitários, gastos com serviços terceirizados, autonomia universitária e investimento em pesquisa, entre outros.

Antes da votação do segundo turno, os candidatos das chapas 20 e 30 farão campanha e deverão participar de novos debates nos dias 27, 28 e 29 de abril, conforme anunciado pela Comissão Coordenadora do Processo Sucessório.

A UFRJ é a maior universidade federal do Brasil, com 266 cursos de graduação e habilitações, 100 programas de mestrado acadêmico, 25 de mestrado profissional e 89 programas de doutorado. Seu corpo acadêmico é composto por 62.240 alunos, mais de 4 mil docentes e 8.877 servidores técnico-administrativos.

A universidade possui dois campi e diversas unidades de ensino no município do Rio de Janeiro, um polo em Xerém, no município de Duque de Caxias, e um campus em Macaé, no interior do estado. Referência no ensino, na pesquisa e na extensão, a universidade se destaca nas mais diversas áreas do conhecimento.