Coppe firma acordo com Areva/EDF na área de Engenharia Nuclear

Planeta COPPE / Engenharia Nuclear / Notícias

Data: 22/06/2015

O vice-diretor da Coppe, professor Edson Watanabe assina o contrato

A Coppe/UFRJ firmou, nesta sexta-feira, 19 de junho, um acordo de cooperação técnica com a empresa Areva/EDF Éléctricité de France voltado inicialmente para a  formação de recursos humanos na área de Engenharia Nuclear. O convênio, assinado pelo vice-diretor da Coppe, Edson Watanabe, pela diretora da Areva, Adeline Fabre e pelo diretor de projetos da Areva, Mario Bernardo, prevê o intercâmbio de estudantes e professores, de graduação e pós-graduação. A cerimônia foi realizada no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia2.

Segundo o professor José Antônio Canedo, vice-coordenador do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe, o convênio permitirá identificar áreas de interesse, de ambas as partes, para o estabelecimento de acordos futuros em pesquisa e desenvolvimento. “O Brasil vai precisar de mais investimentos em energia nuclear e renovar os quadros com pessoal qualificado. Muitos profissionais estão se aposentando e precisamos revitalizar o setor”, ressaltou Canedo.

O diretor comercial da Areva para a América do Sul, André Salgado, ressaltou que houve um grande hiato entre a construção de cada usina do complexo de Angra dos Reis, o que gerou a necessidade de formar uma nova geração de profissionais para o setor. “Estamos apostando nessa parceria com a Coppe/UFRJ para contribuir na formação de recursos humanos e dar continuidade ao programa nuclear brasileiro”, afirmou Salgado. “Esse ano tem sido muito difícil para o Brasil. É importante firmarmos novos laços com os setores industriais”, acrescentou José Carlos Pinto, diretor executivo da Fundação Coppetec.

O acordo prevê ainda organização de seminários e visitas de alunos e professores a instalações nucleares, institutos de pesquisa e universidades na França. O desenvolvimento de programas educacionais deverá contar com a participação de especialistas da Areva/EDF para identificação e desenvolvimento de ferramentas e equipamentos de treinamento para essas finalidades.

Também estiveram presentes à cerimônia o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Coppe, professor José Carlos Pinto, a gerente de novos negócios da Areva, Sarah Illouz, o assessor de cooperação científica universitária do Consulado da França, Julien Roques, o coordenador do Programa de Engenharia Nuclear da Coppe, professor Fernando Carvalho, o diretor da Escola Politécnica, João Carlos Basílio.