Coppe confirma início das aulas e recepção a novos alunos

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 24/02/2015

A Coppe/UFRJ confirmou o início do Ano Letivo de 2015 programado para a próxima segunda-feira, dia 2 de março. Nessa data será realizada a tradicional recepção de boas-vindas aos novos alunos, que acontecerá no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), na Cidade Universitária, a partir das 10 horas.

A recepção aos novos alunos será coordenada pelo professor Fernando Alves Rochinha, diretor de Assuntos Acadêmicos da instituição. O diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, e os demais diretores do instituto também participarão do evento, que deverá reunir mais de 300 alunos de mestrado e doutorado.

Em seus 52 anos de atividade, a Coppe já formou mais de 14 mil mestres e doutores. Atualmente, a instituição conta com 2.600 alunos em seus 13 programas de pós-graduação. O mais recente deles, o Programa de Engenharia de Nanotecnologia (Pent), foi criado em 2013, durante as comemorações dos 50 anos da Coppe.

Anualmente, são defendidas em torno de 600 dissertações de mestrado e teses de doutorado na instituição. A Coppe conta com cerca de 350 professores doutores, que produzem mais de 1.400 artigos por ano para publicação em periódicos brasileiros e estrangeiros e apresentação em eventos científicos no Brasil e no exterior.

A Coppe é a instituição de pós-graduação de engenharia brasileira com o maior número de conceitos 7, concedido pela Capes aos cursos de melhor desempenho, equivalentes aos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo. Dos seus 13 programas, cinco conquistaram conceito 7 e quatro receberam conceito 6.

A infraestrutura laboratorial da Coppe reúne 124 laboratórios voltados a diferentes segmentos da engenharia. Nessas unidades são realizados projetos de pesquisa e desenvolvimento, que impulsionam a formação dos estudantes e trazem soluções para atender às demandas tecnológicas apresentadas pela indústria. Mais de 125 pedidos de patentes foram depositados nos últimos anos.

Pioneira na realização de projetos com a iniciativa privada, a Coppe tem entre seus parceiros grandes empresas do Brasil e do exterior. As áreas de petróleo e gás; transporte, energia elétrica, ambiental e química estão entre os segmentos em que a Coppe vem desenvolvendo projetos de pesquisa. Mais de 13 mil contratos e convênios já foram firmados com empresas públicas e privadas e órgãos de governo.