Fundo Verde da UFRJ lança concurso de desenvolvimento sustentável

Planeta COPPE / Notícias

Data: 03/06/2014

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, às 15h, será lançado no auditório do Parque Tecnológico da UFRJ o concurso “Soluções Sustentáveis na Cidade Universitária”. Promovido pelo Fundo Verde da UFRJ, que é coordenado pela professora da Coppe/UFRJ, Suzana Kahn Ribeiro, o concurso tem como um dos objetivos divulgar a iniciativa, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Light e a UFRJ, que isenta a universidade do ICMS da conta de luz para que o recurso seja investido em projetos sustentáveis.

Na ocasião, serão assinados acordos de cooperação entre a Coppe e as três organizações que apoiam a iniciativa: a Nissan, através do comodato de um carro elétrico, a ONG Conservation International, com a criação de espaços verdes no Fundão, e a Agência Internacional de Cooperação Alemã (GIZ), com a implementação de projetos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética. O evento contará com a presença do reitor da UFRJ, professor Carlos Levi, dosecretário de Desenvolvimento Econômico de Energia Indústria e Serviço,Júlio Bueno, da coordenadora do Fundo Verde, Suzana KahnRibeiro, do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, e de representantes das empresas apoiadoras. “O concurso busca envolver a comunidade da UFRJ no desafio de tornar o campus mais eficiente e sustentável”, afirma a coordenadora do Fundo.

Para participar do concurso é preciso enviar uma proposta de projeto sustentável para a Cidade Universitária que seja viável e tenha custo máximo de implantação de 500 mil reais. Podem participar alunos, professores e pesquisadores da UFRJ. Cada candidato pode concorrer em apenas uma das três categorias: Energia, Água e Mobilidade. As inscrições devem ser feitas através do site do concurso (www.fundoverde.ufrj.br/concurso), no período de 5 de maio a 6 de setembro. O resultado do concurso será anunciado no dia 30 de outubro.

Os projetos devem ter orçamento e metodologia detalhados e se enquadrar no Plano Diretor 2020 da UFRJ, disponível para consulta no link http://www.ufrj.br/docs/plano_diretor_2020/PD_2011_02_07.pdf.

Uma comissão com representantes dos Conselhos do Parque Tecnológico, do Fundo Verde e do Plano Diretor será responsável pela análise das propostas. As propostas vencedoras serão financiadas pelo Fundo Verde. Os ganhadores participarão da implementação dos projetos atuando como coordenadores por três meses, durante os quais receberão uma bolsa. Além disso, o Parque Tecnológico da UFRJ dará como prêmio um iPad para cada projeto selecionado.