Coppe promove seminário sobre segurança aérea
Planeta COPPE / Engenharia Mecânica / Notícias
Data: 26/05/2014
A Coppe/UFRJ promove dias 29 e 30 de maio, a partir das 8h30, em seu auditório, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), na Cidade Universitária, o 4º Seminário em Segurança Aérea – 4º WAS (da sigla em inglês 4th Workshop on Aviation Safety). O evento, que reunirá renomados especialistas internacionais das áreas aeronáutica e mecânica, terá nesta edição o tema “Formação de gelo em estruturas aeronáuticas: simulação e experimentos”.
Promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF), do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, com apoio da Academia Brasileira de Ciências, o 4º WAS marca os cinco anos do acidente do voo AF447 da Air France, ocorrido em 31 de maio de 2009, no qual morreram 228 pessoas.
Um dos principais pontos da programação do seminário será a inauguração do túnel de vento climático da Coppe. O equipamento, que ficará instalado no Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF), será o primeiro do Hemisfério Sul capaz de simular condições climáticas de temperaturas até 20 graus negativos e velocidade correspondente a 1/3 da velocidade do som (MACH 0.3). Construído por pesquisadores da Coppe, o túnel permitirá testar a vulnerabilidade de componentes aeronáuticos à formação de gelo como, por exemplo, os tubos de Pitot usados como sensores de velocidade.
Na inauguração do túnel, pesquisadores demonstrarão o comportamento de uma sonda Pitot, cedida pela Marinha do Brasil, sob condições atmosféricas extremas, a exemplo do que motivou o acidente do voo AF447, da Air France.
O túnel de vento Climático da Coppe contou com financiamento da Faperj, no valor de cerca de R$ 350 mil. Com essa instalação, o NIDF poderá se tornar um laboratório certificador de componentes aeronáuticos.
Desde 2010, a Coppe vem promovendo o WAS e intensificando os estudos na área de segurança aérea. Há dois anos um grupo de pesquisadores, sob a coordenação do professor Renato Cotta, vem desenvolvendo superfícies nanoestruturadas com o objetivo de reduzir a aderência de gelo aos componentes aeronáuticos. O projeto envolve cooperação internacional com um grupo de pesquisa do ETH, um dos maiores centros de engenharia da Europa, sediado em Zurique. Os pesquisadores vêm avaliando componentes aeronáuticos, como os tubos de Pitot, usados como sensores de velocidade dos aviões. Os estudos incluem ensaios em condições atmosféricas extremas, como a que contribuiu para o acidente do voo da Air France.
Entre os palestrantes do seminário estão os professores e pesquisadores: Gerhard Huettig, da Universidade Técnica de Berlin; Abdollah Khodadoust, da Boeing Pesquisa e Tecnologia; Manish Tiwari do University College de Londres; Robert Breidenthal, da Universidade de Washington; S. A. Sherif, da Universidade da Flórida; e os professores Juliana Loureiro e Renato Cotta, da Coppe/UFRJ.
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira – 29 de maio
8:30-9:00h – Recepção e abertura do evento (Reception and Opening) – Prof. Antonio Ledo, Vice-Reitor, UFRJ, Prof. Jacob Palis, Presidente, Academia Brasileira de Ciências, ABC, Prof. Armando Zeferino Milioni, Secretário Adjunto, SETEC – Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, MCTI, Prof. Luiz Pereira Calôba, Coordenador de Engenharias, FAPERJ, Prof. Walter Suemitsu, Decano/Centro de Tecnologia, UFRJ, Prof. Edson Watanabe, Vice-Diretor, COPPE/UFRJ, e Prof. Átila P. Silva Freire – Coordenador – Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos, NIDF/COPPE, UFRJ.
9:00-9:30h – Pronunciamento – Prof. Armando Zeferino Milioni, Secretário Adjunto, SETEC – Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, MCTI.
9:30-10:15h – Prof. Gerhard Huettig, Dept. of Aeronautical Eng., Technical University Berlim, “The System of Aviation State Safety Oversight to Ensure Passenger Safety – Challenges, Shortfalls, Responsibilities”.
10:15-11:00h – Dr. Abdollah Khodadoust, Senior Manager, Head – Aerodynamic Technologies, Boeing Research & Technology, Huntington Beach, CA, USA, “Icing Research at Boeing Research & Technology”.
11:00-11:45h – Inauguração do Túnel de Vento Climático da COPPE/UFRJ
11:45-13:15h – Almoço
13:15-14:00h – Profa. Juliana Braga Rodrigues Loureiro, Eng. José Roberto Brito de Souza, Eng. Kleber Marques Lisboa, Dr. Paulo Heilbron, Prof. Átila P. Silva Freire, e Prof. Renato M. Cotta, NIDF/PEM/COPPE, The Climatic Wind Tunnel of COPPE/UFRJ.
14:00-14:45h – Prof. Robert Breidenthal, University of Washington at Seattle, Aeronautics and Astronautics Dept., The Great Unsolved Problem of Turbulence and the Need for Wind Tunnels.
14:45-15:30h – Prof. Manish Tiwari, University College London, UK, Icephobic Nanostructured Surfaces.
15:30-15:45h – Break
15:45-16:30h – Prof. S. A. Sherif, University of Florida at Gainesville, Heat Transfer in Aeronautical Structures with Ice Accretion.
16:30-17:15h – Dr. Guilherme Araújo Lima da Silva, ATS4i, Analysis of Experiments and Simulations for the Certification of Aeronautical Structures and Sensors in Icing Conditions.
17:15-18:00h – Capitão de Fragata (EN) Marcelo Luiz Pereira Rodrigues, Diretoria de Aeronáutica da Marinha, Chefe do Departamento Técnico, Metodologia para Determinação do Envelope das Limitações para Pouso e Decolagem de Helicópteros em Navios e Plataformas Marítimas.
Sexta – 30 de maio
8:30h-9:30h – Demonstração do Túnel de Vento Climático (TVC) da COPPE/UFRJ (Demonstration of the Climatic Wind Tunnel of COPPE/UFRJ), Profa. Juliana Braga Rodrigues Loureiro e Eng. José Roberto Brito de Souza.
9:30-10:15h – Eng. Kleber M. Lisboa e Prof. Renato M. Cotta (PEM/COPPE), Models and Hybrid Solutions for Conjugated Heat Transfer Problems in Aeronautical Airfoils and Sensors.
10:15-11:00h – Eng. Gino Andrade, Prof. Helcio R. B. Orlande, e Prof. Renato M. Cotta (PEM/COPPE), Use of Particle Filters in Velocity Measurements on Aeronautical Pitot Probes under Ice Formation.
11:00-11:45h – Eng. Meysan Kelly (PEM/COPPE), Profa. Renata Simão Antoun (PENT e PEMM/COPPE), Profa. Carolina P. Naveira Cotta (PENT e PEM/COPPE) e Prof. Renato M. Cotta (PENT e PEM/COPPE), Nanostructured Superhydrophobic Surfaces for Aeronautical Sensors.
11:45-12:30h – Eng. Ali Allahyarzadeh Bidgoli (USP) e Prof. Renato M. Cotta (PENT e PEM/COPPE), Lumped-Differential Model for Icing Prediction in Heated Pitot Tubes.
12:30-14:00h – Almoço
14:00-15:30h – Reunião de trabalho para proposição de temas de pesquisa a partir do TVC, COPPE/UFRJ (Working meeting for the propostion of research collaborations based on the TVC, COPPE/UFRJ), Prof. Átila P. Silva Freire