Coppe abre exposição e entrega prêmios do concurso Viva a Ilha

Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias

Data: 07/05/2014

No próximo dia 19 de maio a Coppe/UFRJ fará a entrega de prêmios aos vencedores do concurso fotográfico Viva a Ilha do Fundão. A cerimônia de premiação dos autores das 12 imagens escolhidas pela comissão julgadora e pelo júri popular será às 15 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), na Cidade Universitária. Na sequência, será inaugurada a exposição das fotografias vencedoras e pré-selecionadas no hall de entrada do mesmo prédio.

Na mostra, que tem entrada franca e ficará em cartaz até o dia 18 de junho, também serão exibidas em uma tela as fotos finalistas do concurso.

Concebido e organizado pela Assessoria de Comunicação da Coppe, o concurso Viva a Ilha do Fundão teve como proposta revelar os recantos, as curiosidades e a realidade dessa Ilha carioca por meio de múltiplos olhares. Um bairro pelo qual transitam diariamente cerca de 90 mil pessoas, que de certa forma, ainda é pouco conhecido por muitos moradores do Rio de Janeiro.

Os números mostram o impacto causado pelo concurso, que em um período de dois meses e meio reuniu 628 candidatos e teve postadas 755 fotografias. A iniciativa também conquistou os internautas: mais de 11 mil votos foram dados pelo júri popular por meio do site do Viva a Ilha do Fundão.

O concurso contou com uma comissão julgadora composta por: Custódio Coimbra, do jornal O Globo; Dante Gastaldoni, professor da Escola de Comunicação da UFRJ; Cezar Bartholomeu; professor da Escola de Belas Artes da UFRJ; Joana Mazza, fotógrafa e curadora assistente do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC); Danielle Martins, a designer gráfica e sócia da Traço Design; Fernanda Metello, arquiteta da Coppe e artista plástica.

Da esquerda para a direita a comissão julgadora composta por Príamo Melo, Fernanda Metello, Joana Mazza, Dante Gastaldoni, Custódio Coimbra e Danielle Martins

Presidida pelo engenheiro e fotógrafo Príamo Melo, professor do Programa de Engenharia Química da Coppe e do Ateliê da Imagem, a comissão elegeu as melhores imagens em três categorias: Ciência e Tecnologia, Natureza e Arquitetura e Vida no Campus, de acordo com critérios como adequação à temática do concurso, qualidade técnica, criatividade e originalidade.

Idealizado e organizado pela jornalista Dominique Ribeiro, coordenadora da Assessoria de Comunicação da Coppe, o concurso Viva a Ilha do Fundão faz parte das comemorações dos 50 anos que a Coppe completou em 2013. O concurso fotográfico e os demais eventos que marcaram o cinquentenário da Coppe contam com o patrocínio de Itaipu Binacional, Braskem, GE, Halliburton, Petrobras, Eletrobras Furnas, Ministério de Minas e Energia e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Saiba mais sobre o concurso e as fotos premiadas:

Site Viva a Ilha do Fundão

Coppe anuncia vencedores do concurso

Conheça os vencedores do concurso:

Vencedores do Viva a Ilha comemoram a premiação