Acústica de ambientes pré-históricos é tema de palestra na Coppe

Planeta COPPE / Notícias

Data: 15/04/2014

Arqueo-acústica, a acústica de ambientes pré-históricos, é o tema da palestra a ser proferida na Coppe/UFRJ, amanhã, dia 16 de abril, às 10 horas, pelo professor Bruno Fazenda, do Acoustics Research Centre da Universidade de Salford, Inglaterra. A conferência, que terá como foco o monumento inglês de Stonehenge – o maior e mais complexo círculo de pedras pré-histórico conhecido – será realizada no Laboratório de Acústica & Vibrações da Coppe, no bloco I, sala 230, Centro de Tecnologia, Ilha do Fundão.

Bruno Fazenda apresentará a metodologia que utiliza para estudar a acústica de espaços antigos como, por exemplo, as medições acústicas realizadas em Stonehenge e numa réplica do monumento em tamanho real nos Estados Unidos, em Washington.

“As características da resposta acústica e o estado da arte da modelagem serão utilizados para discutir a existência ou não de efeitos sonoros notáveis como ecos, ressonâncias e outros, visando a compreensão da acústica deste famoso círculo de pedra, que é o monumento de Stonehenge”, explica o professor Ricardo Musafir, do Laboratório de Acústica e Vibrações da Coppe.

Sobre o palestrante

Bruno Fazenda é professor do Acoustics Research Centre/Salford, desde 2010, com atuação nas áreas de acústica arquitetônica, arqueo-acústica e psico-acústica. Atua como pesquisador nos projetos “Percepção e avaliação automática de gravações de áudio com qualidade”, “S3A: áudio espacial futuro para uma experiência imersiva para o ouvinte em casa”, e “Canções das Cavernas: acústica e arte pré-histórica em grutas da Cantábria”, financiados pelos Conselhos de apoio à pesquisa da Inglaterra.