Seminário Coppe 50 anos discute presente e futuro do instituto

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 03/12/2013

Com o intuito de discutir o status quo e as perspectivas da Coppe/UFRJ foi realizado nos dias 2 e 3 de dezembro o Seminário Coppe 50 anos – Presente e Futuro. O encontro, coordenado pelo Conselho Deliberativo da instituição, aconteceu no auditório do Bloco G e reuniu a Diretoria, membros dos conselhos Deliberativo e de Coordenação, professores, técnicos administrativos e alunos.

O evento, cuja mesa de abertura foi realizada dia 2, às 9h30, contou com a coordenação do presidente do Conselho Deliberativo da Coppe, professor Antonio Figueiredo. A proposta do evento foi abordar a Coppe sob vários aspectos e pontos de vista, debatendo questões como: captação de novos alunos e o programa ciências sem fronteiras; estrutura organizacional, corpo técnico-administrativo, e serviços centralizados; linhas de pesquisa, vínculo com “atividades Coppetec”; renovação & expansão, intercâmbio, e ética na pesquisa; metas & perspectivas de curto e médio prazos no âmbito da formação, pesquisa e desenvolvimento institucional; entre outros.

Todos os programas tiveram a oportunidade de encaminhar para a organização do evento informações que serviram de base para as mesas redondas, que foram compostas por apresentações e debates. Cada mesa contou com dois mediadores que atuaram também como relatores. A sessão final plenária, cujo tema foi “o futuro da Coppe”, teve o relato de um dos mediadores de cada mesa redonda e discussão. Como parte da programação, no dia 3, às 12 horas, foi encenada a peça teatral “A Burocracia contra a Ciência”, uma sátira sobre a burocratização.

Veja mais detalhes sobre o seminário, em breve, aqui no Planeta Coppe.