Joyce Moreno e Roberto Menescal no Quintas Musicais Coppe 50 Anos

Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias

Data: 27/11/2013

Joyce Moreno e Roberto Menescal são os convidados da terceira edição do projeto Quintas Musicais Coppe 50 Anos, que acontece no dia 5 de dezembro, às 12h30, no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ. Amigos de longa data, Joyce e Menescal farão uma apresentação em comemoração ao centenário de um de seus ídolos: Vinícius de Moraes. Com entrada franca, o evento integra as comemorações dos 50 anos da Coppe. O auditório do CT fica na Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Bloco A, 1º andar.

A cantora e compositora Joyce Moreno faz parte da segunda geração da bossa-nova e, no início da carreira, foi apadrinhada por Vinícius de Moraes, que escreveu o texto da contracapa de seu primeiro LP. Também como violonista, acompanhou o poeta em temporadas pela Europa e América Latina, consolidando assim uma amizade que duraria muitos anos.

Roberto Menescal é músico da primeira geração da bossa-nova e conviveu com Vinícius, João Gilberto e Tom Jobim, quando ainda nascia o movimento. Seu grupo, o Conjunto Roberto Menescal, foi um dos ícones da música instrumental nos anos 1960. Como compositor, é autor, entre outros, de um dos maiores standards mundiais da bossa, “O Barquinho “.

Levando a música brasileira sempre adiante, Joyce e Menescal prosseguem em suas carreiras, dentro e fora do Brasil e, no centenário de Vinícius de Moraes, os dois celebram o poeta e suas “canções de amores demais”, num encontro intimista de voz, violão e muita bossa.

As duas primeiras edições

O Projeto Quintas Musicais Coppe 50 anos foi lançado no dia 3 de outubro com o cantor e compositor Paulinho Moska, que levou ao auditório do CT cerca de 400 pessoas. Antes do show, a Coppe prestou homenagem ao professor Saul Fuks, falecido em 2012. Ao lado dos professores Estevão Neiva de Medeiros, falecido em 2008, e Mário Jorge de Oliveira, seus colegas da Engenharia de Produção, Fuks foi o responsável pela criação e promoção das Quintas Musicais, uma das mais bem sucedidas iniciativas culturais realizadas na Universidade, que durante 16 anos levou música de qualidade aos palcos da UFRJ.

Já na segunda edição, dia 14 de novembro, o show da banda de pop rock Eu & Eles contou com a presença especial de um grupo de 140 adolescentes, alunos da Escola Municipal Coelho Neto, de Ricardo Albuquerque, que fizeram uma verdadeira festa do auditório do CT. A participação dos alunos é fruto do trabalho social que o professor da Coppe Fernando Ribeiro realiza, unindo educação musical e ciência. Antes de assistirem o show da Eu & Eles, os alunos visitaram o Espaço Coppe, onde ficaram deslumbrados com as demonstrações das tecnologias empregadas no trem de levitação magnética (Maglev-Cobra) e com o comportamento das cargas elétricas (eletrostática).