Professora Aïda Espinola lança na Coppe o livro Ouro Negro

Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias

Data: 07/10/2013

Está marcado para o dia 14 de outubro, às 11 horas, no auditório da Coppe/UFRJ, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), o lançamento do livro Ouro Negro, escrito pela professora da Coppe Aïda Espinola. Editada pela Interciência, a publicação tem como tema a história do petróleo no Brasil – da descoberta do poço de Lobato, na Bahia, até os campos do pré-sal.

Em 494 páginas, a professora aborda não apenas o surgimento do petróleo no Brasil, mas também o desenvolvimento tecnológico do setor e a evolução da exploração do óleo pela Petrobras. Um grande destaque é dado no livro à contribuição de várias universidades e centros de ensino, principalmente a Coppe, que criaram tecnologias para a exploração de petróleo em alto mar e cursos que capacitaram pesquisadores na área de petróleo.

Hoje com 93 anos de idade, Aïda conta que a ideia de escrever o livro surgiu na festa de comemoração dos 45 anos da Coppe, em 2008. Ao ser homenageada, ela reviveu sua trajetória profissional e seus primeiros anos na Coppe, onde ingressou em 1975, trazendo na bagagem a experiência de análises químicas que identificavam a presença de óleo petrolífero em rochas. A técnica havia sido desenvolvida por ela em 1962, no laboratório que implantou e coordenou no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), ligado ao Ministério de Minas e Energia.

Aïda iniciou sua carreira como professora da Escola de Química da UFRJ em 1955, após cursar Engenharia Química, sua segunda graduação. Em 1958, concluiu seu mestrado na University of Minnesota (EUA). Em 1970, assumiu a direção do Instituto de Química da UFRJ, onde participou da implantação do curso de pós-graduação em Química. Tem quatro cursos de pós-doutorado, sendo o primeiro, em 1977, na University of Minnesota (EUA), e o último em 1982, como bolsista da Organização dos Estados Americanos.

O ingresso de Aïda Espinola na Coppe se deu em 1975, no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, onde iniciou os estudos de pilhas a combustível, já como fruto de seu doutorado, concluído no ano anterior, na Pennsylvania State University, (EUA). Segundo a professora, tais pesquisas já eram consideradas estratégicas para a Coppe naquela época e, como resultado, hoje a Cidade Universitária conta com um ônibus a hidrogênio circulando em suas ruas.

No livro Ouro Negro, a professora Aïda Espinola destaca a contribuição da Coppe na superação dos desafios da exploração de petróleo em águas profundas e ressalta o valioso treinamento de mergulhadores para plataformas em alto-mar, realizado no Laboratório de Tecnologia Oceânica (LabOceano).