Servidores discutem melhorias na gestão no II EGePub
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 04/09/2013
Estimular a discussão de ideias e a implementação de melhorias na gestão da Coppe e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esse é o objetivo principal do II Encontro de Gestão Pública na Coppe (II EGePub) aberto nesta quarta-feira, 4 de setembro, e que prossegue até o dia 6, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária. O evento, coordenado pela Diretoria de Planejamento e Administração (DPA) da Coppe, conta com palestras de especialistas convidados, mesas de debates e reuniões de grupos de trabalho.
O II EGePub foi dividido em três eixos temáticos: Planejamento, monitoramento e avaliação; Uso de tecnologia da informação e comunicação na gestão; e Gestão de pessoal. “Esses três temas são bastante preciosos para a Coppe. São os pontos focais dessa segunda edição do encontro”, explicou o diretor de Planejamento e Administração da Coppe, Guilherme Horta Travassos, acrescentando que a realização das duas edições do EGePub é fruto de um trabalho iniciado há três anos e meio, quando as ações de planejamento na Coppe foram intensificadas.
Uma das novidades do encontro foi a criação de três grupos de trabalho relacionados a cada uma das áreas temáticas. Os participantes de cada grupo terão a oportunidade de contribuir com a apresentação de sugestões para melhoria na gestão, que serão transformadas em um documento no final do evento. “O que se pretende é conversar sobre cada questão e tirar sugestões para balizar futuras mudanças”, afirmou o professor Guilherme Travassos.
Integrante da comissão organizadora do II EGePub, Lilian Migon, da DPA/Coppe, destacou a importância da criação dos grupos de trabalho. “A diferença deste segundo encontro, em relação à primeira edição realizada no ano passado, é que desta vez contamos com espaços que vão estimular a proposição coletiva de ideias para melhoria da gestão na universidade. Os grupos vão elaborar relatórios a partir das ações propostas e encaminhá-los à Reitoria, às pró-reitorias e à Diretoria da Coppe”, explicou.
A solenidade de abertura do II EGePub contou com as presenças do vice-diretor da Coppe, Edson Watanabe; do diretor de Planejamento e Administração, Guilherme Horta Travassos; do pró-reitor de Pessoal da UFRJ, Roberto Gambine; da chefe de Gabinete da Reitoria, Angela Uller; do decano do Centro de Tecnologia (CT), Walter Suemitsu; e do diretor da Escola Politécnica da UFRJ, Ericksson Almendra, entre outros.
Na cerimônia foram destacadas questões como: formação de pessoal, autonomia universitária, regulamentação das fundações de apoio às universidades, normas de controle, e a Medida Provisória 614, recém aprovada pelo Senado, que trata dos planos de carreiras e cargos do magistério federal e da atuação das fundações de apoio dos institutos federais de ensino superior.
Ao participar da sessão inicial, o professor Edson Watanabe, vice-diretor da Coppe, falou sobre a questão da confiança dentro do processo de gestão. Citando um estudo que apontou o alto grau de desconfiança dos brasileiros, Watanabe destacou o quanto essa característica pode comprometer atividades como a gestão pública. “Os países onde não há confiança não têm vocação para progredir e não fazem projetos de longo prazo”, disse.
Ex-diretora da Coppe e chefe de gabinete do reitor da UFRJ, a professora Angela Uller destacou a importância da formação dos profissionais dentro do esforço para melhorar a gestão na universidade. “Esse encontro sobre gestão deve ser o primeiro passo de outras iniciativas para capacitar servidores e professores”, disse.
Pró-reitor de Pessoal da UFRJ, o professor Roberto Gambine associou as discussões sobre gestão, principal objetivo do encontro, à questão da autonomia universitária. “A autonomia é a essência da nossa instituição. Não teremos universidade se não tivermos autonomia. Não é sem razão que ela está presente como princípio constitucional. É um princípio de organização da universidade, que vai pensar o seu futuro, formar seus quadros, produzir a ciência, a tecnologia, a saúde e a cultura”.
O II Encontro de Gestão Pública na Coppe é organizado pelo Setor de Apoio à Administração e Processos da Qualidade e pelo Centro de Integração de Serviços de Informática (CISI), ambos vinculados à Diretoria de Planejamento e Administração (DPA) da Coppe. O evento conta com financiamento da Coppe e da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR3) da UFRJ e com o apoio da Decania do CT, da Ouvidoria da UFRJ, da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ, da Pró-Reitoria de Pessoal (PR4), da Escola Politécnica, da Agência UFRJ de Inovação, do Conselho Deliberativo da Coppe e dos setores da DPA/Coppe.
Veja a programação completa do II EGePub