Coppe conquista a maior parte do Prêmio Capes 2011 em Engenharia

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia de Sistemas e Computação / Engenharia Elétrica / Engenharia Mecânica / Notícias

Data: 20/06/2012

A Coppe/UFRJ teve um grande desempenho no Prêmio Capes 2011, conquistando o primeiro lugar em três das quatro áreas de engenharias. Os prêmios foram conquistados por alunos da Coppe que defenderam suas teses de doutorado no ano de 2010.

Os vencedores são Aline Souza de Paula, orientada pelo professor Marcelo Savi, do Programa de Engenharia Mecânica; Tiago Roux de Oliveira, orientado pelo professor Liu Hsu, do Programa de Engenharia Elétrica; e Joecila Santos da Silva, orientada pelos professores Otto Correa Rotunno Filho, do Programa de Engenharia Civil, e Stéphane Calmant, da Université Paul Sabatier.

Joecila Santos da Silva foi premiada na área de Engenharias I, pela tese intitulada Altimetria Espacial Aplicada aos Estudos de Processos Hídricos em Zonas Úmidas da Bacia Amazônica; Tiago Roux de Oliveira conquistou o prêmio na área de Engenharias IV, pela tese Rastreamento para Sistemas Incertos Fortemente Não-Lineares com Direção de Controle Desconhecida; e Aline Souza de Paula foi contemplada em Engenharias III, pela tese Controle de Caos em Sistemas Mecânicos.

O professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, Franklin de Lima Marquezino, também foi premiado, na área interdisciplinar, com ênfase em Computação Quântica, pela tese Análise, Simulações e Aplicações Algorítmicas de Caminhadas Quânticas. A tese foi defendida no LNCC, sob a orientação dos professores Renato Portugal e Gonzalo Abal.

O aluno da Coppe, Paulo Costa Carvalho, recebeu Menção Honrosa, na área Ciência e Computação, pela tese intitulada Um Ambiente Computacional para Proteômica. O aluno foi orientado pelo professor do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe, Valmir Carneiro Barbosa.