Professor Ignacy Sachs é convidado especial da Coppe na Rio+20

Planeta COPPE / Engenharia Elétrica / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias

Data: 17/06/2013

O economista que há 40 anos já apontava os caminhos para uma economia sustentável, estará, nesta segunda-feira, 18 de junho, às 14h, no auditório da Coppe/UFRJ, na Cidade Universitária. Ignacy Sachs, criador na década de 70 do conceito de ecodesenvolvimento, apresentará a conferência “O início de uma nova era: o Antropoceno”. Professor titular da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais de Paris, Sachs fala também da convergência entre economia, ecologia, antropologia cultural e ciência política com base para a formação da chamada “economia verde”.

Polonês, naturalizado francês, Ignacy Sachs é referido como ecossocioeconomista, por sua concepção de desenvolvimento como uma combinação de crescimento econômico, aumento igualitário do bem-estar social e preservação ambiental. Há mais de trinta anos lançou alguns dos fundamentos do debate contemporâneo sobre a necessidade de um novo paradigma de desenvolvimento, baseado na convergência entre economia, ecologia, antropologia cultural e ciência política. Suas idéias são hoje mais claramente compreendidas, no cenário das mudanças climáticas e da crise social e política mundial.

Ignacy Sachs trabalhou na organização da Primeira Conferência de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU, realizada em Estocolmo, Suécia, em 1972, durante a qual foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Nessa época, a partir de uma proposta do secretário da Conferência, Maurice Strong, Ignacy Sachs formulou o conceito de ecodesenvolvimento que, anos depois, daria origem à expressão desenvolvimento sustentável. Sachs foi também conselheiro especial da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. É autor de mais de 20 livros sobre desenvolvimento e meio ambiente.

Ainda no dia 18, na Cidade Universitária, acontece a conferência “O Futuro Sustentável”, discutindo o tema “Biocombustível e Transporte: Veículos e Fontes do Futuro”. Participam do debate Paulo Emílio de Miranda, coordenador do Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ; Elba Pinto da Silva Bon, coordenadora do Laboratório Bioetanol do Instituto de Química da UFRJ; e Richard Stephan, coordenador do Laboratório de Aplicações de Supercondutores do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe.

No Parque dos Atletas, às 16h, haverá o lançamento da parceria para a América Latina entre a Fondation Agir contre L`exclusion, Osi, Observatoire Social International e GDF Suez. Estarão presentes Gérard Mestrallet – CEO e chairman da IPR GDF Suez Mundial e presidente da Fondation Agir Contrel´Exclusion (Face); Mauricio Bähr, CEO da GDF SUEZ Brasil; e Muriel Morin, presidente da Observatoire Social International (OSI).

A programação da Coppe/UFRJ na Rio+20 tem a parceira das empresas Tractebel Energia S.A., Eletrobras Furnas, Santander, GE, Braskem, BG Brasil e Halliburton.