Professores da Coppe recebem Prêmio Anísio Teixeira
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia de Sistemas e Computação / Notícias
Data: 11/07/2011
Os professores da Coppe Nelson Maculan Filho, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, e Luiz Bevilacqua, do Programa de Engenharia Civil, receberam, dia 11 de julho, o Prêmio Anísio Teixeira. A solenidade de entrega, que celebrou os 60 anos da CAPES, foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença da presidenta da República Dilma Rousseff, .
Criado em 1981 e concedido a cada cinco anos, o prêmio é um reconhecimento à contribuição dos docentes para o desenvolvimento das instituições de ensino e de pesquisa do país.
Perfil dos professores]
Luiz Bevilacqua é Professor Emérito da UFRJ. Fundador dos programas de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica da Coppe, Bevilacqua, ingressou na instituição em 1967. É Engenheiro Civil formado pela UFRJ, em 1959, e Doutor em Mecânica Teórica e Aplicada pela Universidade de Stanford, em1971. Como professor do Programa de Engenharia Mecânica, desenvolveu pesquisas nas áreas de mecânica dos sólidos, teoria das cascas, dinâmica das estruturas, propagação de ondas em meios contínuos, métodos variacionais em mecânica, modelagem matemática e computacional de bioecossistemas.
Na Coppe, o professor já orientou 14 dissertações mestrado e seis teses de doutorado, publicou 19 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 68 trabalhos em anais de congressos. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Européia de Ciências e da Academia Internacional de Astronáutica.
Durante sua trajetória profissional, Bevilacqua foi fundador da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas e presidente do Comitê de Engenharia da CAPES, no período de 1987 a 1990. Ocupou em 1992 o cargo de secretário-geral do Ministério de Ciência e Tecnologia, foi diretor das unidades de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), em 1994, e diretor científico da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, em 1995. Foi um dos fundadores do Laboratório Nacional de Computação Científica, no qual exerceu o cargo de coordenador de pós-graduação.
Mesmo após ter se aposentado em 1998, nunca deixou de atuar nas áreas de educação e pesquisa. Em 2003 assumiu a direção da Agência Espacial Brasileira, em 2006 tomou posse como reitor da Universidade Federal do ABC, cargo no qual permaneceu até julho de 2008. Desde então, atua no Núcleo de Transferência de Tecnologia (NTT) do Programa de Engenharia Civil da Coppe.
Nelson Maculan Filho graduou-se em Engenharia de Minas e Metalúrgica pela Universidade de Ouro Preto em 1965. Concluiu o mestrado em Matemática Estatística pela Faculté des Sciences de l´Université de Paris VI em 1967 e o doutorado em Engenharia de Produção pela Coppe/UFRJ em 1975.
Maculan ingressou na Coppe em 1966, onde atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Matemática da Computação. Já orientou mais de 120 dissertações de mestrado e 60 teses de doutorado e publicou mais de 100 trabalhos científicos. Ocupou vários cargos na administração acadêmica, entre eles foi Reitor da UFRJ e diretor da Coppe.
Recebeu o Croix de Chevalier dans l´Ordre des Palmes Académiques, em 1998; a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico (Grau de Comendador), da Presidência da República, em 2002; o título Honoris Causa da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, de Lima, Peru, a mais antiga Universidade das Américas. Este ano também foi agraciado com o Prêmio de Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação.
Confira a trajetória pessoal e profissional do professor Nelson Maculan Filho na seção Perfil do Planeta Coppe.