Professor da Coppe participa do VII Simpósio de Pesquisa FGV

Planeta COPPE / Notícias

Data: 08/08/2023

O professor, Edson Watanabe, do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, participará do VII Simpósio de Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), nos dias 12 e 13 de setembro. No primeiro dia, às 14h30, o professor será o mediador do painel “Pesquisa, inovação e setor empresarial”, e no segundo, às 9h30, do painel “Ética e integridade em pesquisa”.  O simpósio será realizado no Centro Cultural da FGV, na Praia de Botafogo, 186.

O simpósio da FGV, instituição que tem o professor Watanabe entre os membros da Comissão de Pesquisa e Inovação, será realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, com o objetivo de estruturar redes de pesquisadores do Brasil e do exterior, com o propósito de promover a realização de projetos de pesquisa multidisciplinares com alto impacto no desenvolvimento socioeconômico do país.

Entre os palestrantes do painel “Pesquisa, inovação e setor empresarial”, estará o diretor do Instituto iCorps Brasil, professor Flávio Grynszpan, que foi docente do Programa de Engenharia Biomédica da Coppe e coordenou a Coppetec. Na parte da manhã deste primeiro dia, às 9h30, será realizada a mesa-redonda “O Impacto da Ciência na Sociedade e no Avanço do Conhecimento: novos desafios da pesquisa, tecnologia e inovação”, que reunirá dirigentes de agências de fomentos como Capes, CNPq, Finep, Fapej, e Finep, dentre outras. Já, no segundo dia, o painel “Ética e integridade em pesquisa”, terá entre os palestrantes a professora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da UFRJ, Sonia Maria de Vasconcelos.

A programação contará também com uma sessão de flash presentations, na qual pesquisadores de diversas áreas do conhecimento poderão expor suas propostas de projetos de pesquisa em até 10 minutos, com o objetivo de identificar parceiros durante o evento. As propostas, inclusive de pesquisadores externos à FGV, para as flash presentations devem ser submetidas para avaliação até o dia 21 de agosto para o e-mail research.net@fgv.br. Já o template e as orientações para a apresentação podem ser encontrados neste link.

A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita por meio do site https://rededepesquisa.fgv.br/evento/vii-simposio-de-pesquisa-da-fgv-2023

Confira a programação completa do evento: https://evento.fgv.br/simposio_23