Coppe sedia evento sobre hidrogênio verde na América Latina e ministra capacitação para alunos da região

Planeta COPPE / Baixo Carbono / Energia / Engenharia de Transportes / Notícias

Data: 18/08/2023

A Coppe/UFRJ sediará, dia 25 de agosto, o evento “Hidrogênio Verde – Fazendo a ponte entre o setor acadêmico e o setor privado na América Latina”, promovido pela rede setorial GADeR-ALC da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). A rede consiste em uma plataforma de intercâmbio regional sobre os tópicos de gestão ambiental e desenvolvimento rural na América Latina, e no Caribe. O evento será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, bloco 1, na Cidade Universitária.

Este evento é o terceiro encontro regional sobre hidrogênio verde provido pelo GADeR-ALC e esta edição tem como objetivo fortalecer o vínculo entre os setores acadêmico e produtivo, na América Latina e no Caribe, para o desenvolvimento do hidrogênio verde. Para tanto, a rede organizou uma “chamada de Inovação” para estudantes dos países representados pelos colaboradores do GADeR-ALC: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Honduras e México. Por meio da chamada, 61 alunos de oito países participaram de um concurso de projetos inovadores voltados para hidrogênio verde, dos quais dez propostas foram selecionados.

Os alunos conhecerão a Planta de Produção de Hidrogênio da Coppe

Dividido em duas partes, o evento terá em seu início a premiação da melhor aplicação entre as desenvolvidas pelos dez alunos, após eles apresentarem suas ideias inovadoras em um formato de pitch de cinco minutos. Na segunda parte, ocorrerão palestras sobre os seguintes temas: inovação e seu papel na expansão do mercado de H2V; progresso do H2V nos países da América Latina e do Caribe; fortalecimento da região LATAM como um todo no setor de H2V, e pontos e conceitos de exportação.

Além do evento do dia 25 de agosto, os alunos ganharam também um treinamento de quatro dias na Coppe, de 21 a 24 de agosto, e aproveitarão o encontro regional para compartilhar suas ideias e projetos sobre a temática hidrogênio verde com representantes do setor privado, governos e consultores da GIZ, que trabalham em projetos e programas voltados para esta área. No primeiro dia de treinamento, dedicado à economia do hidrogênio sustentável, os estudantes assistirão palestras de pesquisadores da Coppe que atuam no tema, incluindo a professora Andrea Santos, coordenadora do Laboratório de Transporte Sustentável (LabTS) do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe. Na parte da tarde, Andrea, que liderou a programação dos treinamentos, conduzirá uma apresentação aos alunos da Planta de Produção de Hidrogênio Verde, coordenado pela própria professora e recém-inaugurado. Nos três dias seguintes, a capacitação em hidrogênio verde envolverá aulas de curta duração de variados professores e pesquisadores da Coppe e visitas a laboratórios afins.

• Baixo Carbono
  • energia