Coppe apresenta ônibus elétrico ao prefeito Eduardo Paes
Planeta COPPE / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias
Data: 29/12/2009
Nesta segunda-feira-feira, dia 4 de janeiro, a Coppe apresentará ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, um novo ônibus elétrico para uso urbano. Projetado para uma autonomia de 100 km, o ônibus é movido com energia elétrica alimentada por baterias e apresenta emissão zero de gases poluentes. O evento começa, às 14 horas, com uma breve apresentação da tecnologia, que será feita pelo coordenador do projeto, professor Paulo Emilio Valadão de Miranda, no auditório da Coppe, Bloco G, sala 122, Cidade Universitária, Ilha do Fundão. Em seguida, o Prefeito Eduardo Paes e o Diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, farão um ‘test drive’ no veículo, que vai circular pela primeira vez, na cidade do Rio, no trajeto que vai da Coppe, na Cidade Universitária, a sede da Prefeitura, na Cidade Nova.
Com 12m de comprimento – tamanho de um ônibus convencional – o ônibus elétrico projetado pela Coppe tem capacidade para transportar 70 passageiros, sendo 37 pessoas sentadas, com espaço reservado para cadeirante. Dispõe de três portas de acesso, suspensão a ar, piso baixo e rampa de acesso para cadeira de rodas. O veículo possui um sistema de tração elétrico eficiente, com manejo de energia diferenciado, permitindo o armazenamento de energia elétrica toda vez que se encontra em condição de frenagem ou descida.
Desenvolvido no Laboratório de Hidrogênio da Coppe, com tecnologia 100% nacional, o ônibus elétrico apresenta vantagens econômicas e ambientais em relação aos ônibus convencionais a diesel, tanto na produção como no uso. A redução de impacto no meio ambiente é muito significativa. Para se ter uma ideia, um ônibus urbano convencional a diesel emite uma quantidade aproximada de 100 toneladas de CO2 por ano. Na região metropolitana do Rio, os ônibus a diesel respondem por 30 % das emissões totais de CO2 na atmosfera, com cerca de 16.772 veículos em circulação (dados da Fetranspor). Além do CO2, outros gases geradores do efeito estufa, tais como CH4 e N2O, são lançados na atmosfera. Os veículos emitem ainda outros gases poluentes que afetam à saúde da população como NOx, CO, hidrocarbonetos não queimados, SOx e particulados.
O custo de fabricação do veículo projetado pela Coppe é largamente compensado pelo menor custo de manutenção e de energia consumida. Ressalta-se ainda o benefício financeiro que poderá ser obtido com créditos de carbono, cujo leilão recente no Brasil atingiu valor de R$ 42,00 a tonelada do Carbono, representando uma receita potencial de R$ 70 milhões por ano para toda a frota do Estado.
Segundo o Diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, propor à Prefeitura do Rio o uso deste novo veículo, integralmente projetado e fabricado no Brasil, é uma das primeiras iniciativas do recém-criado Instituto Coppe Clima, que contribuirá para que o Brasil possa cumprir as metas levadas à Conferência de Copenhague e aprovadas em lei recentemente sancionada pelo Presidente da República.