Professor Fábio Toniolo vence prêmio Pesquisador em Catálise 2023

Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias

Data: 29/08/2023

Professor Fabio Toniolo

O professor Fábio Toniolo, do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, é um dos vencedores do Pesquisador em Catálise 2023. A premiação concedida pela Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) contempla pesquisadores com até 40 anos de idade e que tenham apresentado, nos últimos dois anos, uma das melhores contribuições para o desenvolvimento da catálise no país e para a divulgação do Brasil no cenário internacional.

Além do professor Fabio Toniolo, também receberá o prêmio o professor Tiago Pinheiro Braga, do Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Atualmente, Fabio Toniolo coordena o projeto de desenvolvimento, em parceria com a petrolífera portuguesa Petrogal, de um combustível de aviação sustentável (SAF, sustainable aviation fuel), resultante da reação entre gás carbônico (CO2) e hidrogênio pela ação de catalisadores, sendo uma alternativa renovável ao querosene de aviação. Este projeto foi divulgado aqui, no Planeta Coppe Notícias.

• Catálise
  • premio