Ciclo de Seminários PESC: Pesquisas e Oportunidades de Colaboração com o Departamento de Computação da Universidade do Porto

Data: 30/08/2023
Horário: 11h

Local: Sala 324B do bloco H, no Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária

Palestrantes: Professor João Vilela – Universidade do Porto

Site: https://www.youtube.com/@pesc-coppe

Amanhã, dia 30 de agosto, às 11 horas, o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ promove mais um Ciclo de Seminários PESC. Desta vez, o palestrante será o professor João Vilela, da Universidade do Porto, que irá apresentar um panorama das pesquisas e oportunidades de colaboração com o Departamento de Computação desta universidade portuguesa, tanto para professores como para alunos da Coppe. Com moderação do professor do PESC Daniel Ratton, o evento será realizado na sala 324B do bloco H, no Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária, e transmitido ao vivo pelo canal do PESC no YouTube: https://www.youtube.com/@pesc-coppe

Além de proferir a palestra, João Vilela participará de uma reunião aberta de prospecção de pesquisa e colaboração às 13h30, na sala de reunião do PESC (H319), da qual poderão participar professores e alunos interessados em conversas bilaterais.

Professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Porto e investigador sénior do INESC TEC e do CISUC, João P. Vilela foi docente do Departamento de Engenharia de Informática da Universidade de Coimbra e pesquisador visitante na Georgia Tech, onde trabalhou com segurança de camada física. Atuou também no MIT, trabalhando em segurança para codificação de rede e, nos últimos anos, e foi coordenador e membro da equipe de vários projetos nacionais, bilaterais e financiados pela Europa em segurança e privacidade. Suas principais linhas de pesquisa são em segurança e privacidade de computadores e sistemas de comunicação, com aplicações em redes sem fio, Internet das Coisas e dispositivos móveis. Os tópicos específicos de seus estudos incluem segurança de camada física sem fio, segurança de redes de próxima geração, mineração de dados de preservação da privacidade, privacidade de localização e proteção de privacidade automatizada.