PAM-Membranas recebe prêmio de melhor empresa do ano da Anprotec
Planeta COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 20/09/2007
A PAM-Membranas Seletivas, empresa da Incubadora da COPPE, ganhou o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, na categoria Melhor Empresa Incubada. O prêmio foi entregue nessa terça-feira, dia 18/09, durante o Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae. “É muito gratificante conquistar esse prêmio que demonstra reconhecimento e credibilidade ao nosso trabalho”, comemora Ronaldo Nóbrega, diretor da empresa que desde 2005 está instalada na Coppe/UFRJ.
Em sua 11ª edição, o prêmio tem como objetivo reconhecer o trabalho e dedicação das incubadoras de empresas, parques tecnológicos, projetos e empreendimentos inovadores. “O sucesso da PAM-Membranas é resultado de empreendedores talentosos que interagem com uma universidade de referência em pesquisa e desenvolvimento, e contam com uma incubadora dinâmica e inovadora”, avalia José Eduardo Fiates, presidente da Anprotec.
As outras categorias premiadas foram: Melhor Programa de Incubação de Empreendimentos Inovadores orientados para o Desenvolvimento de Produtos Intensivos em Tecnologia e para o Desenvolvimento Local e Setorial; Melhor Parque Tecnológico; Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador e Melhor Empresa Graduada.
Sobre a empresa
A PAM-Membranas Seletivas é a primeira empresa de produção de membranas microporosas para filtragem da América Latina. As membranas microporosas permitem a filtragem de efluentes industriais com a máxima eficiência, capazes de reter qualquer tipo de microrganismos. Os processos de separação com membranas apresentam diversas aplicações além do tratamento de efluentes, como purificação de água para uso residencial; clarificação de bebidas; sanitização do leite e outras bebidas lácteas; recuperação de corantes; concentração de tintas; produção de água estéril para hospitais e aplicações farmacêuticas.
A empresa conta, hoje, com oito funcionários e tem entre seus principais clientes, companhias como Petrobras e Du Pont. No ano passado, a empresa registrou faturamento de R$ 250 mil, e para 2007, a estimativa é muito animadora. A PAM espera atingir um faturamento de R$ 800 mil, crescimento de 220% em relação ao ano passado.