Professor Sandoval Carneiro recebe o Prêmio Anísio Teixeira
Planeta COPPE / Institucional Coppe / Notícias
Data: 18/12/2006
O professor do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ, Sandoval Carneiro Jr., foi agraciado com o Premio Anísio Teixeira, concedido pela CAPES “em reconhecimento a excepcional contribuição ao desenvolvimento das Instituições Educacionais e Científicas no Brasil, por meio do Magistério, da Pesquisa e da Liderança Institucional”. Oferecido em cada cinco anos, o prêmio que leva o nome do grande educador brasileiro, Anísio Teixeira, que dirigiu a CAPES, de 1951 a 1963, foi entregue dia 8 de dezembro, em solenidade realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.
Segundo Sandoval, que no período de 1998 a 2004 esteve profundamente empenhado nos processos de avaliação da Pós-Graduação da CAPES, como representante das Engenharias IV, este prêmio é um reconhecimento da importância da avaliação como instrumento do aperfeiçoamento da pós – graduação e da pesquisa. “Considero muito importante o aprendizado que tive na COPPE, no período em que fui Diretor de Assuntos Acadêmicos, dando início à organização dos cursos e avaliação docente”, ressalta o professor, que é membro do Conselho Técnico Cientifico e do Conselho Superior da Agência.
Sobre o professor premiado
Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela PUC-SP, em 1968, Sandoval Carneiro Júnior concluiu mestrado em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1971, e o doutorado pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, em 1976. Professor Titular da COPPE/UFRJ desde 1993, orientou 22 dissertações de mestrado e oito teses de doutorado. É membro do corpo de Assessores Científicos da CAPES, da FAPERJ, FAPESP, FINEP e CNPq e ex- chairman do Distribution System Analysis Subcommitte da IEEE Power Engineering Society.
Na COPPE/UFRJ, exerceu os cargos de Coordenador do Programa de Engenharia Elétrica em diversos mandatos, foi Diretor de Assuntos Acadêmicos de 1978 a 1981 e foi Diretor da COPPE de 1982 a 1985. Foi Professor Visitante na University of British Columbia, Canadá (1987-1988) e foi Diretor-Geral da CAPES de Outubro de 1991 a Junho de 1992. Em 1998 foi indicado para Comendador da Ordem Nacional do Mérito Cientifico, tendo sido promovido para receber a Grã-Cruz da Ordem em 2005.
Também foram agraciados com o Prêmio Anísio Teixeira 2006 os docentes Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Ana Lúcia Almeida Gazzola, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Abilio Afonso Baeta Neves, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Newton Sucupira, professor aposentado pela UFRJ, o geógrafo Milton Santos, post mortem.