Oportunidades para jovens excluídos do mercado de traballhoOportunidades para jovens excluídos do mercado de traballho
Planeta COPPE / Notícias
Data: 25/08/2006
Jovens, desempregados e sem qualificação profissional. No Brasil, infelizmente, muitos apresentam este perfil: em 2005 somavam mais de um milhão somente nas capitais do país. Para ajudar a reverter este quadro, pesquisadores da COPPE vêm trabalhando num projeto inédito de formação voltado para inclusão de jovens entre 18 e 24 anos que têm alguns pontos em comum: são pobres, abandonaram a escola sem completar o ensino fundamental, não têm vínculo formal de trabalho e, principalmente, ainda não desistiram de sonhar em ter uma vida melhor. O projeto, denominado Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem – é fruto de convênio firmado em 2005 entre a COPPE e o Ministério do Trabalho e Emprego.
O programa, que tem como meta atender a 200 mil jovens até o final deste ano, contou com uma equipe de especialistas formada por pesquisadores do Laboratório Trabalho & Formação da COPPE que, em parceria com profissionais de 13 instituições, foi responsável por um dos eixos do projeto destinado à qualificação profissional.
“Nosso objetivo é qualificar esses jovens para que possam estar aptos a concorrer e ocupar os empregos disponíveis”, afirma o professor Fabio Zamberlan, da COPPE, um dos coordenadores do projeto. Com base no resultado de uma pesquisa realizada pela equipe da COPPE em onze empresas brasileiras, Zamberlan ressalta que há grande carência no mercado por profissionais com formação técnica geral. Por essa razão, a Formação técnica geral é uma das três modalidades do Projovem, cuja carga horária é de 150 horas. As outras são ensino Fundamental (600 horas), Arcos ocupacionais (200 horas) e Ação comunitária (50 horas). O curso tem duração de um ano. Além das 27 capitais, o programa deverá ser implantado ainda este ano em mais 34 cidades.
Os pesquisadores da COPPE desenvolveram todo o material didático referente à modalidade Formação técnica geral e são responsáveis pela capacitação e acompanhamento de professores que atuam como formadores no programa. O aluno recebe gratuitamente o material didático (guia de estudo) e o professor recebe o manual do educador. A COPPE também coordenou a elaboração dos Arcos ocupacionais do Projovem, que consistem na formação de 23 áreas específicas. Três desses arcos, Turismo e Hospitalidade, Vestuário e Empreendedorismo e Terceiro Setor foram desenvolvidos pela equipe de pesquisadores do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS) da COPPE.