Professor da COPPE recebe o Calgary Award – principal prêmio da área de dutos para transporte de óleo e gás
Planeta COPPE / Engenharia Civil / Notícias
Data: 01/10/2005
O professor Breno Pinheiro Jacob, do Programa de Engenharia Civil da COPPE, foi agraciado com o Calgary Award, mais importante premiação internacional da área de engenharia de dutos. O professor é um dos autores do artigo considerado o melhor trabalho apresentado no congresso Rio Pipeline, realizado em outubro, no Riocentro. Mais de 300 artigos foram apresentados neste evento que reúne os maiores especialistas da área e representantes de empresas ligadas ao setor.
A solenidade da premiação, concedida pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e pela ASME (American Society of Mechanical Enginers), realizada dia 19 de outubro, contou com a presença do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, do presidente do IBP, João Carlos de Luca, do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, do presidente da ASME, Richard Feigel, do Secretário de Política Tecnológica do MCT Antonio Sérgio Fragomeni, e do presidente do comitê técnico do Rio Pipeline, Carlos Soligo Camerini.
Ao propor um novo procedimento matemático para avaliar danos em dutos, o artigo inova em relação ao método usual e contribuiu para minimizar custos e aumentar a segurança, dois fatores fundamentais no setor de óleo e gás. Intitulado The Use of B-Splines in the Assessment of Strain Levels Associated with Plain Dents, o artigo é fruto de pesquisa desenvolvida em parceria entre a COPPE e pelo CENPES (Centro de Pesquisa da Petrobras). O artigo na área de “Integridade Estrutural e Reabilitação” é assinado pelo professor Breno em co-autoria com os pesquisadores Ricardo Martins e Dauro Braga Noronha Júnior (do CENPES) e Eduardo de Souza (da COPPE). Como parte da premiação, a organização da Rio Pipeline patrocinará a apresentação do trabalho no Congresso International Pipeline 2006, que será realizado na cidade de Calgary, Canadá.