Incubadora de Empresas da COPPE completa 10 Anos
Planeta COPPE / Incubadora de Empresas / Notícias
Data: 05/10/2004
A Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ está completando 10 anos no dia 07 de outubro, mantendo a liderança no ranking de faturamento das incubadoras no Estado do Rio de Janeiro, com R$ 40 milhões só em 2004. Este valor representa um crescimento de mais de 100% em relação a 2003, ano que registrou faturamento total de R$ 15 milhões. Ao todo, 23 empresas passaram pela instituição e 11 estão residentes. Agora, a Incubadora de Empresas anuncia a abertura de edital para quatro novas vagas e a criação da Incubadora de Design.
A solenidade de inauguração será às 15 horas na sede da Incubadora, com a presença do coordenador Maurício Guedes, da Diretora da COPPE, Angela Uller, do Reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira, e outras personalidades. A sede da Incubadora fica no Parque Tecnológico, na Ilha do Fundão.
Classificada como de base tecnológica, a instituição foi criada para incentivar o empreendedorismo e a transferência de conhecimentos gerados em pesquisas acadêmicas para o mundo dos negócios na forma de novos serviços e produtos. As empresas que já passaram pela Incubadora da COPPE são responsáveis por mais de 70 produtos de base tecnológica e pela geração de 350 empregos diretos, dos quais mais de um terço são ocupados por jovens mestres e doutores recém saídos da universidade.
Ainda este ano, a Incubadora da COPPE/UFRJ vai lançar outro edital para receber mais quatro novas empresas. Em setembro foram preenchidas três vagas do edital lançado em junho. Os critérios de avaliação para os projetos enviados, que são analisados por um conselho, são: viabilidade técnico-econômica, perfil do grupo proponente, grau de inovação e impacto modernizador na economia e possibilidade de interação da empresa com atividades de pesquisa desenvolvidas na universidade.
Incubadora de Design
Agora, a Incubadora da COPPE expande sua atuação para a área de design, com a inauguração de mais um prédio que vai abrigar 06 empresas da área. A Incubadora de Design é um projeto-piloto em parceria com o Sebrae e abrigará empreendimentos com foco na criação de jóias e bijuterias, móveis, embalagens para cosméticos, naval e de petróleo. Além disso, haverá um sistema de pré-incubação, o que possibilitará que futuros empreendedores participem do curso de Formação de Negócio em Design. Durante seis meses, eles receberão informações de natureza técnica, de mercado e gerencial, de forma a validar uma oportunidade de negócio.