COPPE Apresenta seus Projetos na Oil & Gas Expo and Conference

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Oceânica / Notícias

Data: 09/10/2000

A COPPE vai apresentar suas mais recentes pesquisas e projetos voltados para a área de petróleo durante a Oil & Gas Expo and Conference, de 16 a 19 de outubro, no Riocentro. Entre eles, destaca-se o “Tanque Oceânico”, um projeto de R$ 14 milhões, que proporcionará à engenharia nacional um apoio experimental similar em apenas dois países. Com uma profundidade de 15m e um poço central com 10 m adicionais, será o tanque oceânico mais profundo do mundo. Para que o público possa ter uma idéia da dimensão deste projeto, a COPPE exibirá uma maquete, em escala 1:40, mostrando os principais detalhes de equipamentos e possibilidades de operação do tanque. Os projetos da COPPE estarão em exposição no estande Finep, Pavilhão C, Rua D, número 23, Riocentro. Aberta ao público, das 13h às 21h, a Oil & Gas Expo and Conference recebe em média 30 mil visitantes, provenientes de 27 países, e é reconhecidamente um dos mais importantes eventos do setor em nível mundial.

Durante o evento, a COPPE promoverá duas conferências no micro-auditório do estande Finep. No dia18, das 19h às 20h, o tema da palestra será “Detecção de Óleo no Mar Utilizando Imagens Orbitais de Radar – Estudo de Caso: Golfo do México”. A conferência será proferida pelos engenheiros Luiz Landau, professor do Programa de Engenharia Civil da COPPE, Enrico Campos, pesquisador CBRR/COPPE, e Fernando Pelon de Miranda, do CENPES/Petrobras. No dia 19, das 18h30 às 19h30, “Tanque Oceânico: Capacitação Tecnológica em Águas Profundas” será o tema da conferência proferida pelo Diretor da COPPE, Segen Estefen e o Prof. Antonio Carlos Levi da Conceição, do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE.

Nos anos de 1999 e 2000 a COPPE foi a instituição de pesquisa brasileira que conquistou o maior número de projetos CTPETRO – programa do Ministério da Ciência e Tecnologia que financia, com royalties do petróleo, projetos de pesquisa direcionados ao setor. Ao todo, a COPPE teve 77 projetos selecionados, sendo que 64, no edital de 1999, e treze no edital do ano 2000. Atualmente a instituição reúne mais de 500 pessoas, entre professores, alunos, pesquisadores e técnicos trabalhando em pesquisas e projetos voltados para a área de óleo e gás.

A COPPE tem sido nos últimos 30 anos uma das principais parceiras da Petrobras no desenvolvimento de tecnologias e soluções para a exploração de petróleo em águas profundas. Uma parceria de sucesso, que colaborou para tornar o Brasil líder no ranking mundial na área de tecnologia offshore e gerar uma economia de bilhões de dólares em divisas ao país. Confira abaixo o resumo de alguns trabalhos da COPPE que estarão em exposição no estande da Oil & Gas Expo and Conference.

Tanque Oceânico: Aprofundando o Futuro

Câmara Hiperbárica: Recorde em Profundidade

Processo de Proteção Anti-Corrosiva por Ferrugens Protetoras

Barreiras de Difusão geradas com Nitretação Iônica por Plasma Pulsado

Sistema Automático de Robô Submarino

Monitoração da Corrosão na Indústria do Petróleo

Sensores de Fibra Óptica para Produção de Petróleo

Controle de Poluição das Águas

Materiais Compósitos: Aplicações Estruturais de Plásticos Reforçados com Fibras

Determinação de Características Físicas de Riser Flexível

Novos Catalisadores na Produção de Diesel e de Geração de Hidrogênio a Partir do Gás Natural

Sistemas Petrolíferos

Simulação de Reservatórios

Mineração de Dados, Textos e Web: Engenharia de Conhecimento e Dados

Sistemas de Análise e Diagnóstico e Sistemas Baseados em Informação

Centro Brasileiro de Recursos RADARSAT (CBRR/COPPE)

Termociências e Máquinas Térmicas – TERMAQ