IV Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas “Em Busca de Soluções”
Planeta COPPE / Notícias
Data: 25/08/2000
Secretaria de Recursos Hídricos
IV Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas “Em Busca de Soluções”
Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, de 22 a 26 de abril de 2001
1ª CHAMADA DE TRABALHOS
O Ministério do Meio Ambiente do Governo do Brasil, por intermédio da Secretaria de Recursos Hídricos, promoverá em Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, de 22 a 26 de abril de 2001, o IV Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas. O evento constituirá uma excelente oportunidade para a apresentação de experiências bem sucedidas no campo da gestão dos recursos hídricos, sobretudo aquelas que tenham destacada participação do setor privado e da sociedade civil na sua realização.
“EM BUSCA DE SOLUÇÕES” é o tema central do IV Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas, processo de interlocução sobre os recursos hídricos entre os países das Américas. O caráter inovador que se pretende dar ao evento propõe a ampliação de seu alcance, de modo a democratizar a discussão para além dos segmentos governamentais, técnicos e acadêmicos, trazendo à luz as experiências de sucesso que permitirão a aplicação desses exemplos em áreas com problemas similares. Além disso, está prevista a publicação da coletânea dessas experiências, que constituirá a contribuição do IV Diálogo Interamericano de Gerenciamento de Águas para a redução das desigualdades entre os países das Américas.
O IV Diálogo será, também, propício para uma avaliação sobre os avanços e as lições aprendidas na tarefa de colocar em prática os pressupostos fixados no capítulo 18 da Agenda 21. Deverá, igualmente, aprofundar as discussões sobre os documentos “A Visão da Água nas Américas” e o “Marco de Ação”, apresentados durante o II Fórum Mundial das Águas, ocorrido em Haia, em março de 2000. A sistemática adotada para o encontro de Haia trouxe um enfoque peculiar que será retomado nos diversos eventos que antecederão o IV Diálogo. Trata-se de examinar as perspectivas de um cenário sustentável para os recursos hídricos em 2025 e, à luz desse panorama, analisar as ações e medidas requeridas para se atingir aquela condição. Pretende-se que este exercício prospectivo da situação desejável para os recursos hídricos no Continente seja exaustivamente debatido nas diversas Sessões de Apresentação e Diálogo, Palestras, Mesas Redondas e Sessões Especiais, objetivando maior interação entre os segmentos representados no encontro.
Por outro lado, os resultados emanados do IV Diálogo servirão de subsídio para a II Reunião de Cúpula Hemisférica sobre Desenvolvimento Sustentável ou Santa Cruz + 5, prevista para 2001, bem como para a reunião sobre a avaliação dos dez anos da implementação da Agenda 21 ou Rio + 10, em 2002.
Como resultado das consultas junto aos Pontos Focais da Rede Interamericana de Recursos Hídricos – RIRH, foram identificadas as seguintes Áreas Temáticas:
Bacias Transfronteiriças
Vulnerabilidade Climática
Gestão da Água nas Cidades
Gestão de Recursos Hídricos em Regiões Áridas e Semi-Áridas
Para as Sessões de Apresentação e Diálogo, a Comissão Organizadora convida autoridades governamentais, especialistas, acadêmicos, técnicos, representantes do setor privado, da comunidade e de organismos não-governamentais que atuam no campo dos recursos hídricos, para que enviem seus trabalhos dentro das normas especificadas a seguir.
Os participantes devem observar as instruções de apresentação e respeitar, rigorosamente, a data limite para o envio dos trabalhos.
Destaque especial será dado para os trabalhos que enfoquem experiências bem sucedidas com a participação e integração do setor público, do setor privado e da sociedade, sobre exemplos e soluções multiplicadoras, gestão participativa e iniciativas comunitárias, além da gestão integrada dos recursos naturais em bacias hidrográficas.
Para as Palestras e Mesas Redondas serão selecionados temas de grande relevância, tais como: Água e Saúde, Valoração Econômica e Cobrança pelo Uso da Água, Redes de Informações, Aqüífero Guarani, Gestão Integrada de Águas Superficiais e Subterrâneas e de Águas Interiores e Costeiras, Integração da Gestão de Recursos Hídricos e Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos nos Principais Biomas (Pantanal, Amazônia, Cerrado, Zona Costeira, etc.).
Os trabalhos deverão abordar os temas principais e sub-temas definidos de acordo com a Grade Temática e ser entregues à Secretaria do Diálogo até dia 30 de novembro de 2000.
Até 30 de dezembro, os autores receberão a informação sobre a aceitação, ou não, do trabalho. Aqueles trabalhos que estiverem fora das normas ou chegarem após a data limite, não serão analisados pela Comissão Técnica, e serão automaticamente recusados.
Os trabalhos serão selecionados para três modalidades de apresentação. Todos aqueles trabalhos e experiências que se enquadrarem na temática proposta e estiverem de acordo com o enfoque solicitado serão publicados em CD. Alguns trabalhos e experiências serão selecionados para as Sessões de Apresentação em forma de “Posters”. Outros (no mínimo um trabalho para cada linha de abordagem) serão selecionados para a formatação de Sessões de Diálogo. Nessas Sessões, os trabalhos serão previamente preparados. Esclarece-se que, para a seleção desses trabalhos, serão aplicados critérios de representatividade regional, inovação, alcance social e poder multiplicador.
Juntamente com o trabalho, solicita-se que o(s) autor(es) envie(m) uma folha contendo:
Identificação
Título do trabalho
Nome, endereço de correspondência do(s) autor (es), inclusive e-mail
Indicação do tema e sub-tema do trabalho, de acordo com a Grade Temática.
Para que o Comitê Organizador e a Comissão Técnica possam cumprir os prazos de gravação e editoração dos trabalhos selecionados é indispensável que o(s) autor(es) siga(m) as normas de apresentação.
Conteúdo
O trabalho deve conter, obrigatoriamente:
Palavras-chave, no mínimo duas e no máximo três (em inglês); Resumo, com até 200 palavras (incluindo palavras-chave) e Abstract em inglês; Trabalho entre 5 e 20 páginas, incluindo resumo, texto, tabelas e figuras redigido em um dos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol ou francês.
O trabalho deve ser enviado em disquete, digitado em “Word for Windows”, juntamente com três cópias impressas. A folha indicando o tema e sub-tema e a identificação do(s) autor(es) deverá ser obrigatoriamente enviada junto com o trabalho. Todas as figuras e gráficos devem ser incluídos no texto.
Normas de edição
Fonte:Times New Roman 12
Espaçamento:1,5
Parágrafo:1cm (5 caracteres)
Página:tamanho A4
Margens: superior, inferior, direita e esquerda de 2,0 cm.
Os trabalhos deverão ser enviados para o seguinte endereço:
SECRETARIA DO DIÁLOGO
Endereço: Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 317 – conjunto 53
CEP: 01317-901
São Paulo – São Paulo – Brasil
E-mail: dialogo@acquacon.com.br