COPPE Concede Prêmio Mérito Acadêmico 1999

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Mecânica / Engenharia Química / Institucional Coppe / Notícias

Data: 02/02/2000

Da esq. para a dir.: Prof. Carlos Perlingeiro, Dir. da Esc. de Química, Prof. Heloi Moreira, Dir. da Esc. de Engenharia, Prof. Antônio Figueiredo, Sub-Reitor de Ens. para Graduados e PesQ. da UFRJ, Prof. Segen Estefen, Dir. da COPPE, Dr. José H. de Barros, Superintendente de Pesq. e Eng. Básica de Abastecimento do CENPES e o Prof. Eugenius Kaszkurewicz, Subdiretor de Assuntos Acadêmicos da COPPE.

A Diretoria da COPPE entregou, no último dia 7 de fevereiro, o Prêmio COPPE Mérito Acadêmico 1999 aos professores Renato Cotta, do Programa de Engenharia Mecânica, e José Cláudio de Faria Telles, do Programa de Engenharia Civil. Com este prêmio a instituição presta uma homenagem aos docentes que se destacam através da produção acadêmica e trajetória profissional.

Os professores Renato Cotta e Jose Telles logo após a entrega do prêmio

Os professores Martin Schmal, do Programa de Engenharia Química, e Nelson Favilla Ebecken, do Programa de Engenharia Civil, foram os primeiros docentes agraciados com o prêmio, criado pela diretoria da COPPE em 1998, no intuito de estimular a produtividade acadêmica na instituição.

Os critérios de avaliação para concessão do Prêmio foram baseados nos dados fornecidos pela Comissão de Avaliação de Docentes (CAD), que se baseiam em indicadores internacionais. A partir destes dados a direção identificou os professores cuja pontuação indica maior produtividade. O Subdiretor de Assuntos Acadêmicos da COPPE, o professor Eugenius Kaszkurewicz, explica que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho acadêmico desenvolvido pelos docentes. “O critério de avaliação para a escolha dos vencedores baseou-se na produtividade dos pesquisadores nos últimos três anos, destacando o número e a qualidade de suas contribuições”, explica. Entre os critérios de produtividade estão incluídas a quantidade de trabalhos publicados em congressos e periódicos científicos, nacionais e internacionais, número de citações dos trabalhos na literatura técnico-científica internacional e o número de teses de mestrado e doutorado orientadas pelos docentes.

Perfil dos Premiados

O professor José Cláudio de Faria Telles graduou-se em Engenharia Civil pela PUC-RJ, em 1973. O mestrado foi obtido no Programa de Engenharia Civil da COPPE, em 1976, sob a orientação do professor Lobo Carneiro. Em 1981, completou o doutorado na Southampton University e o pós-doutorado no Wessex Institute of Technology, em 1985/86. As atividades acadêmicas do professor Telles se concentram na área de mecânica computacional, onde desenvolve um fecundo trabalho de pesquisa. O Prof. Telles já orientou mais de 30 teses de mestrado e doutorado. Com mais de 380 citações na literatura internacional, registradas no Web of Science, é também autor de três livros publicados na Inglaterra e traduzidos para os idiomas japonês, chinês e russo. Um de seus trabalhos publicados no International Journal for Numerical Methods in Engineering, em 1987, tem atualmente 89 citações na literatura internacional técnica. Nos últimos três anos o professor manteve-se na condição de um dos mais produtivos docentes da COPPE.

O professor Renato Cotta concluiu o curso de Engenharia Mecânica, com ênfase Nuclear, na UFRJ, em 1981. O doutorado em Engenharia Mecânica e Aerosespacial foi obtido na North Caroline State University, em 1985. A intensa atividade deste jovem professor se direcionam para a área de Métodos Aplicados à Transferência de Calor e à Fluidodinâmica. Ele tem publicado trabalhos sobre este tema em revistas científicas, tendo atualmente mais de 460 citações às suas publicações na literatura técnica internacional, registradas no Web of Science. Cotta é autor de três livros versando sobre métodos numéricos, em especial sobre a técnica de transformada integral, publicados pela CRC Press USA (1993), pela Wiley-Interscience Europe (1997) e pela Begell House Inc. USA(1998). O professor é membro do Conselho Científico do Internacional Center for Heat and Mass Transfer e delegado brasileiro na Assembly for International Heat Transfer Conferences (AIHT). Na COPPE, o Prof. Cotta orientou mais de 20 teses de mestrado e 14 de doutorado, entre 1985 e 1998.