Coppe lança Centro de Excelência em Rocha Digital

Planeta COPPE / Energia / Engenharia Civil / IA e Transformação Digital / Notícias

Data: 21/09/2023

A Coppe/UFRJ inaugura na sexta-feira, dia 22 de setembro, às 14h30, o Centro de Excelência em Rocha Digital (CERD). Fruto de uma parceria com a Petrobras, o espaço terá como finalidade principal analisar rochas, com uso de Inteligência Artificial (IA), a partir da produção de imagens de alta resolução de amostras que são retiradas de reservatórios de petróleo, incluindo os do pré-sal. A cerimônia de inauguração será no próprio CERD na Av. Pedro Calmon, 35, bloco M, Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária.

Os pesquisadores do CERD utilizarão um equipamento de microtomografia para obterem as imagens, por meio de tomografia e microtomografia computadorizadas com raios X aplicados nas amostras das rochas. A partir das imagens em alta resolução, será possível fazer análises mais aprofundadas destas rochas, incluindo seu interior, com o uso de Inteligência Artificial, possibilitando a criação de um banco de dados contendo categorizações das rochas. Tais informações são fundamentais, inclusive para ampliar o grau de certeza de haver petróleo em determinado poço e estimar potencial de produção, a partir de comparações entre as características das rochas.

De acordo com seu coordenador, o professor Alexandre Evsukoff, do Programa de Engenharia Civil da Coppe, o Centro de Excelência irá promover uma mudança de patamar na pesquisa e desenvolvimento em rochas digitais para o setor de petróleo e gás no Brasil. “A equipe multidisciplinar do CERD pode contribuir de forma significativa para o avanço das pesquisas em rocha digital, não só por meio de análise petrofísica de imagens, mas também com estudos de litologias e texturas para o ajuste de modelos de inteligência artificial e o desenvolvimento de algoritmos de simulação em ambiente de computação de alto desempenho”, afirma o professor.

A tomografia e a microtomografia computadorizadas de raios X em amostras de rochas retiradas dos campos de petróleo têm sido aplicadas extensivamente como ferramentas para auxiliar na determinação da geometria de fases e outros métodos para avaliação digital da estrutura da rocha. Alexandre diz que o potencial de aplicação de modelos de simulação e inteligência artificial em imagens de tomografia de rochas geram enorme demanda por infraestrutura laboratorial para realização de tomografias. Mas, o custo do equipamento utilizado, bem como sua complexidade e a necessidade de pessoal altamente qualificado para sua operação e análise de resultados, dificultam a implantação deste tipo de solução. É exatamente para suprir esta necessidade que o CERD foi criado.

“A conexão entre modelos de inteligência artificial e modelos de simulação também é um tema relevante e de pesquisa de ponta na área de rocha digital. Neste contexto, o projeto inova ao aplicar os resultados de simulação numérica como feedback para o ajuste de parâmetros do modelo de IA. Além disso, a implantação deste centro em uma universidade, permite que os recursos possam também servir para a formação continuada de recursos humanos especializados nas diversas áreas envolvidas. A qualificação da equipe multidisciplinar que vem sendo formada na Coppe torna esse ambiente propício para a implantação desta iniciativa”, conclui o professor.

• Inteligência Artificial
  • petróleo