Coppe recebe presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj
Planeta COPPE / Engenharia Biomédica / Engenharia de Nanotecnologia / Institucional Coppe / Notícias
Data: 25/09/2023
A Coppe/UFRJ recebeu nesta segunda-feira, 25 de setembro, a presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputada estadual Elika Takimoto. A reunião teve como objetivo aproximar a Coppe e a Comissão de Ciência e Tecnologia, buscando estabelecer parcerias para manter e ampliar o protagonismo do estado do Rio de Janeiro no cenário nacional de Ciência e Tecnologia (C&T) e avançar em pautas de inovação tecnológica e inovação social.
“Tentaremos criar parcerias com a Alerj para viabilizar projetos voltados à Extensão e à Inovação. Muitas dessas tecnologias, na Engenharia Biomédica e na Nanotecnologia, tendem a ser muito importantes para o Rio de Janeiro manter seu protagonismo. Desde que cheguei à diretoria, sendo vice-diretora na gestão anterior, me impressionei com a diversidade e a qualidade dos projetos de pesquisa e inovação que a Coppe tem na área de Saúde”, afirmou a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn.
A deputada citou os projetos de lei propostos em temas como tecnologia assistiva em benefício das pessoas portadoras de deficiência e para economia circular, com mapeamento de fluxos e recursos disponíveis no estado. Professora de Física no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet), Elika demonstrou preocupação com a queda nas matrículas tanto nas instituições de ensino superior quanto no ensino técnico. “Precisamos buscar formas de cativar novamente os alunos para a formação científica. Vivemos um momento de possível crescimento industrial em nosso país, que poderá ser acompanhado pela escassez de mão de obra qualificada”, refletiu a parlamentar, que é física, mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) pela UFRJ e doutora em Filosofia pela Uerj.
Participaram da reunião a diretora da Coppe, professora Suzana Kahn; a diretora de Tecnologia e Inovação, professora Marysilvia Costa; o diretor-adjunto de Tecnologia e Inovação, professor Thiago Aragão; a diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Amanda Xavier; o diretor-superintendente da Fundação Coppetec, professor Antonio MacDowell de Figueiredo; o diretor do Centro de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono da Coppe, Alfredo Renault; e a diretora da unidade Embrapii-Coppe, professora Angela Uller.
O evento contou também com a participação dos professores Luciano Menegaldo e Diogo Tschoeke, do Programa de Engenharia Biomédica (PEB); dos professores Sergio Camargo e Tiago Balbino, do Programa de Engenharia de Nanotecnologia (PENt).
Dentre os projetos abordados na reunião estão a criação do Centro Integrado de Nanotecnologia (CIN/RJ); o Centro de Plantas e Fertilizantes; a criação de uma nova incubadora de empresas, especificamente voltada a geração de produtos e serviços na Engenharia de Saúde; e o projeto Todos Coppe, que buscará integrar ações de Extensão da Coppe, como a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), o Espaço Coppe Miguel de Simoni e o Projeto Letramento de Jovens, Adultos e Idosos.
- Alerj
- Engenharia Biomédica
- Engenharia da Saúde
- Inovação Social
- Inovação Tecnológica
- Nanotecnologia
- Parceria com o Poder Legislativo