Boletim 20 – Coppe desenvolve membranas com líquidos iônicos para separar CO2 do gás natural
Planeta COPPE / Engenharia Química / Planejamento Enérgico / Vídeos e Podcasts
Data: 22/09/2023
O Centro de Excelência em Gás Natural (CE-GN) da Coppe/UFRJ está desenvolvendo, em parceria com a Petrobras, um tipo inovador de membranas para separar gás carbônico do gás natural nas plataformas do pré-sal. São membranas que usam líquidos iônicos, com desempenho e estabilidade superiores às membranas convencionais, o que já foi comprovado em escala laboratorial. A captura de gás carbônico é uma prioridade da indústria de óleo e gás, pois o gás natural extraído dos campos do pré-sal costuma ter elevado teor de CO2, chegando até a 70%.
O professor Roberto Schaeffer, do Programa de Planejamento Energético, é coautor de artigo publicado pela revista Nature Communications. O artigo aborda a velocidade e a viabilidade das trajetórias globais de redução de consumo de combustíveis fósseis em diferentes cenários consistentes com a limitação do aquecimento global do planeta a no máximo 2° C até o final do século.
Saiba como anda a produção de pesquisa em Engenharia desenvolvida pela Coppe/UFRJ em prol da sociedade. O que está sendo feito pela Coppe e o que vem por aí, todas as sextas-feiras, às 10h, com reapresentação às 15h, na Radio UFRJ. Também disponível nas principais plataformas e aplicativos de streaming. Visite nosso site (http://coppe.ufrj.br/) e nos siga nas redes sociais.
Realização: Assessoria de Comunicação da Coppe/UFRJ
Coordenação e locução: Roberto Falcão e Bruno Franco
Produção jornalística: Carlos Ribeiro e Diogo Ferraz
Gravação e edição de áudio: Gabriel Savelli
Apoio e estúdio de gravação: Laboratório de Produção Multimídia (LPM) da Coppe/UFRJ
- Aquecimento global
- Descarbonização
- Gás natural
- Membranas
- Nature
- Pré-sal