Aplicações de Data Science e Machine Learning em Negócios

Data: 16/07/2024
Horário: 10h

Local: Auditório da Coppe, bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária

A Coppe/UFRJ promove na próxima terça-feira, dia 16 de julho, palestra sobre “Aplicações de Data Science e Machine Learning em Negócios”, com o professor Carlos Pinheiro, colaborador da instituição na área de Inteligência Artificial. O objetivo é mostrar, de forma prática, algumas aplicações nas quais modelos de aprendizado de máquina são utilizados para a resolução de problemas reais em diversas organizações, de diferentes setores.

O tema da palestra parte do princípio de que as aplicações práticas de modelos baseados em aprendizado de máquina podem direcionar as decisões das organizações de forma considerada como ótima, com base em informações precisas e em tempo de negócio. Com isso, a informação, considerada o bem mais importante das organizações, deve ser utilizada de maneira eficiente na resolução de problemas e na melhoria contínua dos processos de negócio.

Carlos Pinheiro é cientista de Dados Distinto (Distinguished Data Scientist) do Software Analytics & Soluções (SAS), dos Estados Unidos; país onde é professor adjunto na Skema Business School, em Raleigh (Carolina do Norte). Doutor pelo Programa de Engenharia Civil da Coppe (2005), atua com analytics desde 1996, tendo exercido diversas funções nas maiores empresas de telecomunicações do Brasil.

Carlos participou de programas de pós-doutorado no IMPA (2006-2007), na Dublin City University, Irlanda (2008-2009), na Université de Savoie, França (2012), na KU Leuven, Bélgica (2013-2014) e na FGV (2014-1015). É autor de três livros, incluindo o recém-lançado Analysis and Optimization Algorithms for Real-World Applications (2022, Wiley).

Coordenada pelos professores da Coppe, Alexandre Evsukoff e Lavínia Borges, a palestra será realizada, das 10 às 12 horas, no auditório da instituição, no bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária, com transmissão pelo YouTube.