Elas na Engenharia – Transformação e pioneirismo: mulher na mineração

Data: 22/03/2023

Local: YouTube

Site: www.coppe.ufrj.br

Diretora executiva do Instituto Tecnológico Vale participa do quarto Elas na Engenharia

“Transformação e pioneirismo: mulher na mineração” é o tema da quarta palestra do ciclo Elas na Engenharia, que será proferida, no dia 22 de março, às 11 horas, pela engenheira Patrice Kassai Moreira Mazz, diretora Executiva do Instituto Tecnológico Vale. Promovido pelo Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe/UFRJ, o evento, totalmente virtual, será realizado pelo canal do Lamce no YouTube.

O ciclo de palestras Elas na Engenharia está sendo realizado durante todo o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres e, a cada quarta-feira, uma engenheira aborda temas que envolvem desde os desafios enfrentados em sua vida até a importância da diversidade para o futuro de uma indústria, dentre outros.

Engenheira Química graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Patrice possui MBA em Mineração pela Universidade de São Paulo (USP) e curso de especialização em Formação de Gestores, pela Fundação Dom Cabral e de formação em Inovação e Tecnologia, pelo MIT. Atualmente é diretora executiva do Instituto Tecnológico Vale e gerente de tecnologia mineral da Diretoria de Exploração da Vale, estando à frente do Centro de Desenvolvimento Mineral (CDM), primeiro centro de pesquisas da empresa.

Patrice ingressou na Vale como trainee, atuando na área de laboratórios, com foco em programas analíticos para desenvolvimento de processos, interfaces comerciais e pesquisa geológica. Coordenou a implantação de laboratórios físico e químico no norte do Brasil, América Latina, África e Ásia; e atuou na área de implantação de sistemas de qualidade, como ISO 17025, ISO 9001 e ISO14001. Entre 2012 e 2015, coordenou o laboratório de inovação e eletrônica em Sudbury/Canadá, no desenvolvimento de ferramentas geofísicas e algoritmos para aplicação em exploração mineral. Além disso, Patrice trabalhou em Comitês de Normalização Internacional (ISO) para análises químicas de minério de ferro, minérios e concentrados de cobre, chumbo, zinco e níquel.