Painel Coppe Sociedade: A engenharia no enfrentamento de desastres

Data: 19/03/2024
Horário: 14h

Local: Auditório da Coppe - Rua Moniz Aragão 360, Centro de Tecnologia 2 - Bloco 1 - Cidade Universitária

Nas últimas décadas, cidades do estado do Rio de Janeiro têm sido fortemente castigadas por temporais que se tornaram ainda mais intensos, em função das mudanças climáticas, a exemplo dos mais recentes que provocaram mortes, destruição e desalojamentos na Baixada Fluminense e em bairros da Zona Norte da cidade do Rio. Como forma de contribuir com autoridades governamentais e com a sociedade civil, a Coppe/UFRJ promove, dia 19 de março, às 14 horas, o painel “Coppe Sociedade: a Engenharia no enfrentamento dos desastres”. O evento será realizado no auditório da instituição, na Rua Moniz Aragão, 360, Centro de Tecnologia 2, bloco 1, Cidade Universitária.

Aberto ao público, gratuito e com certificado de participação, o evento tem como objetivo reunir academia, representantes da sociedade civil e órgãos de Governo para apresentar os impactos das mudanças climáticas no estado do Rio de Janeiro, alertar e educar sobre o enfrentamento de desastres, e discutir perspectivas de avanço na relação entre a academia e a sociedade. O painel será dividido em três mesas-redondas: “Mudanças climáticas e os impactos na infraestrutura civil-urbana”, “Organização da sociedade no enfrentamento dos desastres” e “Situação atual e desafios dos municípios para lidar com eventos naturais extremos”.