Palestra sobre fusão nuclear e supercondutividade

Data: 09/05/2024

Local: Auditório Alexandro Manzoni, sala H 227 A

Palestrantes: Antonio della Corte, CEO do ICAS

A Coppe recebe nesta quinta-feira, dia 9 de maio, o fundador e CEO do Consórcio Italiano de Supercondutividade Aplicada (ICAS), Antonio della Corte, para uma palestra sobre fusão nuclear.

Ex-diretor do Laboratório de Supercondutividade da Agência Nacional para as Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (Enea), agência do governo italiano destinada à pesquisa e desenvolvimento, ele falará sobre a unidade de Teste de Divertor Tokamak (DTT) que está sendo construída em Frascati, na Itália, pela Enea.

O Teste de Tokamak Divertor (DTT) é um reator programado para operar em 2026. Ele será operado pela agência de pesquisa e desenvolvimento patrocinada pelo governo italiano, Enea, e servirá como um banco de testes para a construção de uma Planta Demonstrativa de Energia. Seu foco principal é investigar os desafios impostos pelas cargas térmicas suportadas pelo divertor de uma usina de energia de fusão.

Sob o tema “Divertor Tokamak Fusion Reactor under construction at ENEA Frascati”, a palestra será realizada no auditório Alexandro Manzoni, sala H 227 A, no bloco H do CT, às 13h.

Della Corte também falará sobre o Conselho de Supercondutividade (CSC) do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e sobre as vantagens de ser membro do IEEE e ter um capítulo técnico do CSC no Brasil, além de abordar os procedimentos para criação de um capítulo do Instituto.