“Sessão de Cinema  Nuclear” promovida pela Coppe estreia com filmes e debate desmistificando o setor

Data: 18/09/2023
Horário: das 13h30 às 17h

Local: Inovatec, Parque Tecnológico da UFRJ

O Programa de Engenharia Nuclear da Coppe/UFRJ realizará, no dia 18 de setembro, a primeira Sessão de Cinema Nuclear, com as exibições dos filmes Urânia e a Tecnologia Nuclear, de Nini Guilen e Ana Conceição, e Meu Amigo Átomo, de Walt Disney. Objetivo do evento é promover a desmistificação do setor nuclear e a aproximação do mesmo com a sociedade. O evento será realizado na Inovatec, no Parque Tecnológico da UFRJ, das 13h30 às 17h.

A sessão será seguida de debates com as autoras do primeiro filme e com Tomé Machado, gerente da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), que falará sobre o filme de Walt Disney. O evento dá inicio a uma série de compromissos de cooperação técnica e científica entre a Amazul e a Coppe, acordo firmado em Memorando de Atendimento, em junho deste ano.

O evento terá a participação de autoridades da Amazul, da Marinha do Brasil, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan),  bem como alunos de Ensino Médio de escolas públicas do estado do RJ, da Escola Naval e alunos de graduação da Escola Politécnica da UFRJ, entre outros.

Produzida pela Amazul e lançada em 2022, a animação infantil Urânia e a Tecnologia Nuclear conta a história de um átomo que descobre, com a ajuda do cientista Nino, as aplicações e os benefícios da tecnologia nuclear. Já o segundo filme, de 1957, Meu Amigo Átomo, faz parte de uma série de documentários do Walt Disney, retratado também em livro datado de 1957, quando já existia uma constante preocupação de como seria possível tratar de um assunto delicado de maneira sucinta tendo o cuidado de enfocar a utilização da energia atômica para fins pacíficos e não bélicos.

Saiba mais: https://www.nuclear.ufrj.br/images/documentos/PEN_Cinema.pdf