
A Coppe/UFRJ realizou, nesta quarta-feira (12/11), a oficina “Comunicar Ciência é o Desafio”. Cerca de 70 alunos e pesquisadores participaram do evento — que ficará disponível no YouTube — aprendendo conceitos de comunicação, técnicas de apresentação e orientações para produção e edição de vídeos.
O desafio da comunicação científica é traduzir conhecimento técnico em linguagem simples, ampliando a compreensão da ciência em diferentes públicos. Com isso em mente, a Coppe lançou o concurso “Coppe Explica”, com inscrições abertas até 21/11, convidando estudantes e pesquisadores a mostrar o valor e a relevância de suas pesquisas de forma clara e envolvente.

A oficina foi ministrada por Marlene Oliveira, coordenadora da Assessoria de Comunicação (Asscom) da Coppe, Isabel Brandão, especialista em inovação e empreendedorismo, e Carol Ornelles, especialista em audiovisual.
Marlene destacou que o concurso busca expandir o alcance da comunicação da instituição, valorizar a ciência e o ensino, e ressaltar o papel dos alunos como porta-vozes do conhecimento produzido. “Qual é o problema que estamos tentando resolver? Por que ele é relevante? Quais impactos negativos buscamos evitar com o projeto? Mais importante do que apresentar metodologias, precisamos responder perguntas-chave para que nosso público entenda o significado do que produzimos”, explicou Marlene. “A simplicidade na linguagem é fundamental. É preciso ser claro e objetivo, sem diminuir a importância da pesquisa ou o domínio técnico do tema. É a importância com simplicidade.”
Isabel reforçou que os participantes devem encontrar uma mensagem essencial que todos possam entender e lembrar: “Hoje brigamos pela atenção da audiência. Precisamos instigar o público, criar uma conexão emocional que torne as ideias mais concretas. Conversem com pessoas diferentes, de idades e vivências diversas. Simplificar a apresentação não diminui o impacto da pesquisa.”
Segundo Isabel, uma boa estrutura de pitch inclui “âncoras mentais”:
- Por quê: o problema existente no mundo
- O quê: o que sua pesquisa faz ou busca responder
- Como: diferencial, método, inovação ou descoberta
- E daí?: impacto ou mudança que ocorre se der certo
Carol, por sua vez, ministrou um minicurso sobre produção e edição de vídeos, destacando a importância de roteiro, preparação e atenção a detalhes como roupa, iluminação e cenário: “Simplicidade mantém o foco da mensagem. Evite exageros na produção e edição. Escreva as ideias principais, treine em voz alta, respeitando pausas, e encare o vídeo como uma conversa com alguém curioso sobre sua pesquisa.”

Inscrições: podem participar alunos de mestrado, doutorado, iniciação científica, pós-docs, pesquisadores e técnicos da Coppe. O prazo vai até 21 de novembro.
O vídeo completo da oficina está disponível no canal da Coppe no YouTube.
Confira o edital, inscreva-se e participe do Coppe Explica!

























