10º CBE reafirma tradição de fórum de discussão política
Planeta COPPE / Energia / Notícias
Data: 25/10/2004
Reafirmando a tradição de mais importante fórum de discussão do setor energético brasileiro, o Congresso Brasileiro de Energia realiza, de 26 a 28 de outubro no Hotel Glória, sua décima edição, cercado de polêmicas e expectativas. Nos três dias do X CBE serão debatidas nas oito mesas setoriais o novo modelo do setor elétrico brasileiro, o uso do gás natural e de fontes alternativas, meio ambiente e recursos hídricos, parcerias público privadas, racionalização, regulação e visão do consumidor e o tema geral do Congresso: universalização do acesso à energia.
Sob a presidência do coordenador do Programa de Planejamento Energético da COPPE, Luiz Pinguelli Rosa, o X CBE foi aberto oficialmente com as presenças do Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, do Secretário de Política de Informática e Tecnologia, Francelino Grando, do secretário de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, da diretora da COPPE, Angela Uller, do reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira, e lideranças empresariais e do meio acadêmico.
Além das tradicionais mesas redondas, o Congresso discute trabalhos acadêmicos de especialistas brasileiros e internacionais. Este ano, a principal atração internacional convidada é o professor Jean- Marie Martin, catedrático da Universidade de Grenoble e uma das maiores autoridades européias em energia, que, no dia 26 de outubro, às 11 horas falará do panorama atual do mercado mundial de energia, sob o tema: “Dans un approvisionnement énergétique mondialisé, les Etats ont-ils encore des missions ?” (Dentro de um planejamento energético globalizado, os Estados ainda têm um papel a cumprir?).
Coordenado pelo Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe-UFRJ, com apoio do Clube de Engenharia e da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético, o X CBE marca os 25 anos do PPE, que receberá homenagem especial no dia 27 de outubro, às 16:30 horas.
No terceiro dia, das 11 às 12h30m, será realizado um evento do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Nomeado pelo presidente Lula Secretário Executivo do FBMC, o professor Pinguelli Rosa vai debater com o advogado Fábio Feldman a “ Situação Atual da Política Climática e a recente Adesão da Rússia ao Protocolo de Quioto”. Além dos Estados Unidos, que, na gestão Bush, repudiaram o Protocolo de Quioto, a Rússia era a única grande nação industrializada, integrante do G-8 que ainda não havia aderido ao acordo.
Mais informações e a programação completa do evento