20º Congresso Rio de Transportes terá apresentação de estudo da Coppe sobre transporte público pós-pandemia

Planeta COPPE / Engenharia de Transportes / Notícias

Data: 06/12/2023

Nos dias 7 e 8 de dezembro será realizada a 20ª edição do Congresso Rio de Transportes (RDT), com coordenação geral do professor Glaydston Mattos Ribeiro, do Programa de Engenharia de Transportes (PET) da Coppe/UFRJ. O professor apresentará no segundo dia, às 11 horas, o estudo “Será que mudamos? Um panorama do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”. A pesquisa revela com números as mudanças na forma de deslocamento da população e o motivo, comparando o antes e o pós pandemia. Gratuito, o evento ocorrerá na Inovateca, do Parque Tecnológico da UFRJ, na Rua Aloísio Teixeira, 564, Cidade Universitária, e será transmitido ao vivo pelo canal do Parque noYouTube: https://www.youtube.com/@ParqueTecnologicodaUFRJ

O congresso abordará temas de importância para as atividades do setor em todo o território nacional, discutindo assuntos que afetam diversas áreas. Neste sentido, o coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq. Futuro de Cidades, do Insper, Sérgio Henrique Avelleda, proferirá a palestra magna, com o tema “Os desafios para uma agenda de mobilidade urbana inclusiva, sustentável e segura”. A palestra ocorrerá no primeiro dia, às 9h30, logo após cerimônia de abertura.

Participarão da mesa de abertura, às 9 horas, a diretora de Tecnologia e Inovação da Coppe, professora Marysilvia Costa; o coordenador do Comitê Científico do congresso e professor do IME, Orivalde Soares Júnior; o coordenador da Comissão de Mobilidade Urbana do Crea-RJ, Itamar Marques Júnior; e o professor da Coppe Glaydston que, além de coordenador geral do evento, é diretor executivo da Fundação Coppetec.

Estudo da Coppe revela as alterações na mobilidade do Rio

Com o intuito de colaborar com medidas que tornem o transporte público mais sustentável na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), pesquisadores do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, fizeram uma pesquisa para avaliar o padrão de deslocamento da população local. A partir de um levantamento realizado nos 14 municípios da RMRJ, entre agosto e outubro do presente ano, foi constatado que 14,5% de 4.300 pessoas entrevistadas mudaram a forma de se locomover em relação ao período anterior à pandemia da covid-19. Entre os principais motivos da alteração estão desemprego (23,61%), mudança do local de destino (19,61%) e adoção de regime de trabalho híbrido ou remoto (19,35%). Entre as consequências estão, por exemplo, uma pequena redução do uso somente de ônibus na RMRJ, um aumento de utilização de transportes por aplicativos nas cidades do Rio e São Gonçalo, e redução do uso do metrô no Rio.

Os resultados completos do estudo “Será que mudamos? Um panorama do transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro” serão apresentados e debatidos durante uma mesa-redonda. Participarão da discussão o superintendente de Contrato de Concessões da CCR, Tiago Serra; a diretora de Operação da SuperVia, Rejane Micaelo; o especialista de Mobilidade do MetrôRio, Marcelo Mancini; a gerente de Mobilidade Urbana da Semove e professora do Cefet/RJ, Eunice Horário; e a professora do Programa de Engenharia de Transportes da Coppe, Marina Baltar. A Moderação será da professora da UFPE, Maria Leonor Maia.

Durante o evento haverá também apresentação de estudos realizados em diversas universidades e institutos de ensino, e os melhores trabalhos acadêmicos publicados nos anais do congresso, até no máximo dez, serão contemplados com o “Prêmio Paulo Cezar Martins Ribeiro”. Uma premiação que homenageia o fundador do Rio de Transportes e seu coordenador geral até a 17ª edição, realizada em 2020. Para obter mais informações, acesse o site do RDT: https://riodetransportes.org.br/20rdt

  • Mobilidade
  • transportes