A Engenharia, a Coppe e o mundo em mudança é tema de evento na instituição

Planeta COPPE / IA e Transformação Digital / Institucional Coppe / Notícias

Data: 24/10/2023

Com a participação do comunicador e educador Marcelo Tas, a Coppe/UFRJ promove, dia 30 de outubro, o evento “A Engenharia, a Coppe e um mundo em mudança” como parte das comemorações pelos 60 anos da instituição, celebrados durante o ano de 2023. Tas, que também é engenheiro, fará de forma remota a palestra “A criatividade na era digital”, em que discute como aproveitar a revolução digital e a oportunidade da vida em rede para aprimorar com criatividade a troca de saberes.

O evento tem extensa programação, das 9h às 17h, e entre os temas a serem discutidos estão pesquisa, ensino, inovação, criatividade, novas tecnologias, Inteligência Artificial e perspectivas de futuro. O evento será no auditório da Coppe, na sala 122 do Bloco G, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária.

Além de Marcelo Tas, também participarão do evento a presidente da Capes Mercedes Bustamante; os professores Jean-David Caprace, Angela Uller, Claudio Habert, Edmundo de Souza e Silva, Francisco Carlos Teixeira, Maria Fernanda Elbert, e Álvaro Prata; além do jornalista Pedro Dória, e um representante do BNDES.

Dividido em duas partes, o evento terá início com a palestra do professor Cláudio Habert, do Programa de Engenharia Química da Coppe, que abordará brevemente a trajetória e a tradição da instituição, que se tornou o maior centro de ensino e pesquisa da América Latina. Na sequência, o professor de História Moderna e Contemporânea Franscisco Carlos Teixeira, do Programa de Pós-Gradução em Economia Política e Internacional da UFRJ, falará sobre o desenvolvimento nacional, a segurança e a pesquisa científica no Brasil de 1945 aos dias atuais. Em seguida, o chefe do Departamento de Inovação e Estratégia Industrial do BNDES, Maurício Neves, falará sobre a neoindustrialização e o papel do BNDES no fomento à inovação. Já o Futuro do Brasil, a partir da Engenharia, será abordado pelo professor Álvaro Prata, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Com início às 14 horas, a segunda parte do evento terá na abertura a palestra da professora Angela Uller, coordenadora da Unidade Embrapii-Coppe e ex-diretora da Coppe e, na sequência, Marcelo Tas fará sua palestra “A criatividade na era digital”. As 15 horas, será realizada uma mesa-redonda sobre a Era da Insteligência Artificial, com mediação do jornalista Pedro Dória e participação dos professores Jean-David Caprace, diretor de Assuntos Acadêmicos da Coppe; Maria Fernanda Elbert, do Instituto de Matemática (IM) da UFRJ; e Edmundo de Souza e Silva, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) da Coppe. A última palestra, às 16 horas, será proferida pela presidente da Capes, Mercedes Bustamante, que abordará o tema “Perspectivas para a Pós-Graduação no âmbite do PNPG”.

• educação
  • Engenharia