Aluna de doutorado da COPPE ganha Prêmio Dow de Sustentabilidade

Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias

Data: 09/07/2008

A pesquisadora Liliane entre os professores da COPPE Claudio Habert e Cristiano Borges

A aluna de Doutorado do Programa de Engenharia Química (PEQ) da COPPE, Liliane Damaris Pollo, acaba de ser agraciada com o 1° Prêmio Dow de Sustentabilidade, na categoria doutorado, concedido pela empresa Dow Química. A pesquisadora concorreu ao prêmio com um método inovador e energeticamente eficiente de separação por membranas da mistura dos gases propano e propeno, que gera matéria-prima para alguns dos mais importantes produtos da indústria química, como plásticos e resinas. A cerimônia de premiação foi realizada dia 15 de julho no Fórum Dow de Sustentabilidade – América Latina, em São Paulo.

Mais barato e eficiente do ponto de vista energético, o método é fruto da tese de doutorado que será defendida por Liliane, na COPPE, até o final de 2008, sob a orientação dos professores Cristiano Borges e Alberto Claudio Habert. O trabalho já vem sendo reconhecido dentro e fora do país. No ano passado outra contribuição da pesquisa conquistou o prêmio Petrobras de Tecnologia (na categoria Petroquímica), e no próximo dia 18 de julho será apresentado pela aluna no Congresso Mundial de Membranas (ICOM 2008), nos EUA, para o qual foi selecionado entre centenas de trabalhos provenientes de vários países.

Segundo Liliane, o propeno é uma espécie de carro-chefe da indústria petroquímica. Como suas propriedades são muito semelhantes as do propano, separá-los é uma operação tecnicamente difícil e cara. O processo tradicional utiliza torres de destilação, o que resulta em custo elevado e alto consumo de energia. Já o método desenvolvido na COPPE consome menos energia e não necessita de infra-estrutura tão onerosa. A inovação foi impulsionada pela combinação de técnicas da nanotecnologia para fabricar membranas altamente seletivas ao propeno.“Os módulos contendo as membranas seletivas são compactos, possibilitando operação simples , fácil adaptação à escala de produção do propeno, e o processo causa menos impacto ao meio ambiente”, garante a pesquisadora. As vantagens são tão evidentes, que a instituição já está encaminhando solicitação de patente do novo método.

Liliane Pollo, 30 anos, nasceu em Horizontina, no Rio Grande do Sul. Formada em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a doutoranda do Programa de Engenharia Química da COPPE defenderá ainda este ano sua tese intitulada “Membranas de poliuretano contendo nanopartículas de prata como uma eficiente alternativa na separação de propeno/propano\”. Bolsista nota 10 da FAPERJ, sua pesquisa integra as atividades do PRONEX/CNPq/FAPERJ sobre membranas de transporte facilitado.

Este é o primeiro ano que a empresa Dow Química institui o Prêmio de Sustentabilidade, que tem como objetivo reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica brasileira para temas relativos ao desenvolvimento sustentável e auxiliar no cumprimento das metas de sustentabilidade estabelecidas pela própria empresa para a área de meio ambiente, saúde e segurança até 2015. O concurso reuniu cerca de 90 trabalhos de alunos de doutorado, mestrado e graduação do país inteiro, concorrendo em várias áreas do conhecimento.