Alunos da Coppe conquistam os primeiros lugares no Prêmio Braskem

Planeta COPPE / Engenharia Química / Notícias

Data: 04/08/2009

Os alunos João Baptista, Milena Guedes e Frederico de Araujo após a cerimônia do prêmio Braskem-Abeq

Alunos do Programa de Engenharia Química da Coppe conquistaram os primeiros lugares no Prêmio Braskem da Associação Brasileira de Engenharia Química (Abeq). Na acirrada disputa da qual participam alunos das melhores universidades do país, João Baptista Severo Júnior, Eduardo Rocha de Almeida Lima, Frederico de Araujo Kronemberger e Milena Guedes Maniero Ferreira tiveram selecionadas suas teses de Doutorado e dissertações de Mestrado. A cerimônia de premiação foi realizada, no mês de junho, durante o Workshop sobre Inovação e Sustentabilidade na Indústria Química Brasileira. Essa foi a oitava edição do Prêmio.

A tese de doutorado que conquistou o primeiro lugar foi defendida por Eduardo Lima, sob a orientação dos professores Evaristo Chalbauld Biscaia Junior e Frederico Wanderley Tavares. A pesquisa obteve ótimos resultados na manutenção da estabilidade dos sistemas coloidais que estão presentes na composição de produtos como leite, cremes, cervejas, refrigerantes e maioneses, entre outros. Quando, por exemplo, o leite coalha, isso ocorre porque estes colóides se tornaram instáveis. “A instabilidade é a principal característica desses sistemas. Manter as colóides estáveis significa garantir maior durabilidade na conservação desses produtos.”, explica Eduardo.

Mais dois alunos da Coppe conquistaram o segundo lugar na categoria doutorado: Frederico de Araujo Kronemberger e Milena Guedes Maniero. Sob a orientação dos professores Cristiano Piacsek Borges e Denise Maria Guimarães Freire, Frederico desenvolveu um estudo relativo à produção de ramnolipídeos, um tipo de biossurfactante que funciona como uma espécie de detergente biodegradável, capaz de eliminar óleo de solos e de ambientes aquáticos.

Biodegradáveis, os biossurfactantes são utilizados para eliminar a poluição em caso de derramamento de óleo, além de servir para a limpeza de tanques que armazenam o produto. Quando purificado, seu uso também é testado na produção de fármacos para o tratamento de psoríase, assim como na formulação de emulsões fabricadas pela indústria de cosméticos. O processo, já patenteado, foi desenvolvido no Laboratório de Processos com Membranas da Coppe e no Laboratório de Biotecnologia Microbiana do Instituto de Química, com tecnologia 100% nacional.

Milena Guedes Maniero Ferreira dividiu o segundo lugar com Frederico. Sob a orientação da professora Márcia Dezotti, a aluna pesquisou formas de tratamento de água, por meio de ozonização e processos oxidativos, visando à remoção de estrogênio, um tipo de hormônio. A contaminação dos recursos hídricos por estrogênios vem sendo estudada principalmente na Europa, Japão e Estados Unidos. No Brasil esses processos avançados de remoção ainda não são adotados pelas estações de tratamento. Em sua tese, Milena faz uma análise completa da remoção dos estrogênios, abordando desde a degradação dos micropoluentes até a identificação dos subprodutos formados.

Na categoria mestrado, o primeiro lugar foi conquistado pelo aluno João Baptista Severo Júnior. Sob a orientação dos professores Helen Conceição Ferraz e Tito Lívio Moitinho Alves, a dissertação se refere à produção do sorbitol – poliálcool utilizado na produção da Vitamina C, adoçantes, laxantes – e de ácido lactobiônico, muito usado na produção de cosméticos, além de ser o maior constituinte na solução que preserva órgãos transplantados.

Um dos méritos da pesquisa desenvolvida por Severo Júnior é ter conseguido produzir os dois compostos, simultaneamente, em condições normais de temperatura e pressão, o que reduziu muito os gastos com energia. No processo de produção tradicional, no qual os compostos são fabricados separadamente, o gasto com energia é muito alto. O aumento na capacidade de produção é outra vantagem obtida com a pesquisa. Severo utilizou um bioreator para separar o ácido lactobiônico das enzimas responsáveis pelo processo de produção, impedindo a desnaturação dessas enzimas.

Conheça o perfil dos premiados:

Eduardo Lima

Eduardo Lima nasceu em 1982, no Colorado, pequena cidade do Paraná. Desde cedo demonstrou interesse nas ciências exatas, o que levou o jovem, aos 22 anos, a se formar em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). No decorrer do curso apaixonou-se por termodinâmica. Interessado em matemática aplicada, iniciou em 2005 o mestrado no Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe. Por ter obtido excepcional desempenho nas disciplinas cursadas no começo do período, foi convidado ao doutoramento direto, sem ter que defender o mestrado.

Já possui dez artigos publicados em periódicos científicos internacionais. Atualmente está cursando o seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Embora tenha recebido propostas para ficar nos Estados Unidos, Eduardo pretende retornar ao Brasil no fim do ano para prestar concurso para professor universitário e formar um grupo de pesquisa. “Como me formei integralmente em escolas e universidades públicas e recebi várias bolsas de estudo, tenho a obrigação e quero ter a honra de poder contribuir para o desenvolvimento do meu país”, afirmou.

Frederico de Araújo

Nascido em Petrópolis, em 1980, Frederico de Araujo costumava desde pequeno brincar com kits de laboratório – o que não garantiu que a escolha pela profissão fosse natural. Na hora de fazer vestibular descartou as carreiras que não faria de jeito nenhum e diante das que sobraram optou pela Engenharia Química. “Dei sorte de ter escolhido uma carreira que combinou bastante comigo”, afirmou o aluno, que já no início de seu mestrado na Coppe foi convidado a ingressar no doutorado, o qual concluiu com defesa de tese em 2007.

A tese de Frederico foi premiada três vezes: ganhou o Prêmio Petrobras de Tecnologia, em 2007, obteve Menção Honrosa no Prêmio Capes, em 2008, e acaba de conquistar o segundo lugar no PrêmioBraskem-ABEQ. “Não sou o único responsável por essa vitória, mas é muito bom ver que ao submeter o trabalho a três comissões diferentes, todas reconheceram o esforço.”, concluiu.

Milena Guedes

Nascida em 1978, em Paraguaçu Paulista, estado de São Paulo, Milena Guedes graduou-se em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos e é mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Doutora em Engenharia Química pela Coppe, tem três artigos publicados e atualmente é pesquisadora colaboradora do Departamento de Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. No início de sua carreira, em 1999, recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, no Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Carlos.

João Baptista Júnior

Nascido em 1982, no Rio Grande do Sul, foi criado em Aracajú, no estado de Sergipe. Ainda no colégio, a química chamou sua atenção, levando o estudante a ingressar na Universidade Federal de Sergipe. Graduou-se em 2006 em Engenharia Química e decidiu fazer Mestrado no Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, no Rio.

Atualmente cursando doutorado na Coppe, estuda técnicas de planejamento de experimentos em sistema de cromatografia. “Já estão me cobrando outro prêmio”, brincou.

Segundo João Baptista, o prêmio recompensa o esforço despendido. “É um atestado de qualidade à Coppe, que tem o melhor programa de engenharia química do país, e saiu vitoriosa em todas as categorias dessa premiação”, ressaltou.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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