Alunos da Coppe são premiados pela Capes

Planeta COPPE / Engenharia Civil / Engenharia Metalúrgica e de Materiais / Notícias

Data: 09/09/2019

Os alunos da Coppe/UFRJ Max de Castro Rodrigues e Bernardo Jordão Moreira Sarruf conquistaram o Prêmio Capes de Tese 2019, na categoria Menção Honrosa.

Max de Castro, agraciado na área Engenharias I, desenvolveu dois métodos computacionais que permitem maximizar o valor presente líquido (VPL) da produção nos reservatórios de óleo e gás. A técnica possibilita alcançar resultados de VPL similares aos apresentados por um software de referência utilizado na indústria offshore, porém consumindo menos da metade do custo computacional e entregando maior robustez nos resultados (menor desvio padrão).

Os algoritmos de otimização desenvolvidos pelo aluno da Coppe consomem de duas a oito vezes menos simulações numéricas de fluxo em reservatório. Sua aplicação se torna ainda mais vantajosa no caso de modelos grandes, como na indústria offshore, que atualmente podem chegar a dezenas de horas para apenas uma simulação de previsão de produção.

Os métodos foram especialmente projetados para orientar o ciclo de otimização de posicionamento de poços em reservatórios de petróleo e gás natural, de forma a consumir menos simulações, por meio de metaheurísticas e técnicas de redução do espaço de busca.

Max de Castro foi premiado pela tese “Otimização ágil do posicionamento de poços em reservatórios de óleo e gás através de um novo metamodelo e metaheurísticas de busca local”, defendida no Programa de Engenharia Civil, sob orientação da professora Beatriz de Souza Leite Pires de Lima.

“Como a construção de um poço é o maior custo no investimento na exploração de óleo e gás, o tomador de decisão adota parâmetros para buscar o melhor posicionamento do poço para aumentar a produção”, explica Beatriz. 

Bernardo Sarruf, contemplado na área Engenharias II, desenvolveu um material cerâmico para utilização em eletrodo (anodo) que compõe pilhas a combustível para a geração distribuída de energia. O material, concebido e desenvolvido por Bernardo, possibilita alimentar a pilha diretamente com metano, sem precisar pré-reformar este hidrocarboneto. Isso traz maior eficiência e segurança, a um custo menor.

O material desenvolvido por Bernardo foi testado com sucesso no Laboratório de Hidrogênio da Coppe, utilizando hidrogênio, metano e também etanol. A cerâmica mostrou ser capaz de promover a oxidação eletroquímica de hidrocarbonetos, como metano, sem que ocorresse a chamada coqueificação: deposição de carbono que destrói o eletrodo. Assim, a pilha a combustível pode ser utilizada com uma ampla variedade de combustíveis que são produzidos em larga escala, sem que os mesmos precisem ser pré-reformados.

As pilhas a combustível, em geral, operam com hidrogênio como combustível. Entretanto, as pilhas a combustível de óxido sólido, devido sua alta temperatura de operação, possuem como principal vantagem à flexibilidade de combustíveis, que podem ser obtidos em maior escala e custo mais baixo, como o metano, extraído a partir do gás natural ou do biogás.

Hoje, no Japão, 300 mil residências já produzem geração distribuída de energia a partir de pilhas a combustível. Segundo o professor Paulo Emílio de Miranda, orientador de Berardo, “no futuro todos seremos produtores de energia”.

Bernardo Sarruf foi premiado pela tese “Anodos de céria com adições de cobalto e cobre para utilização direta do metano em pilhas a combustível de óxido sólido”, defendida no Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe.

Instituído em 2005, o Prêmio Capes de Tese tem como objetivo outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Confira, abaixo, os alunos da Coppe que foram agraciados em edições anteriores do Prêmio Capes

Prêmio Capes de Tese 2015 (Menção Honrosa)

Gustavo Medeiros Freitas
Jovani Luiz Favero
Monique Osorio Talarico da Conceição

Prêmio Capes de Tese 2014 (Menção Honrosa)

Rodrigo Magalhães de Carvalho
Diego Campos Knupp
Vinícius Fernandes dos Santos

Prêmio Capes de Tese 2013

Luciano Nóbrega Rodrigues Xavier
João Paulo Bassin

Prêmio Capes de Tese 2013 (Menção honrosa)

Nelson Ferreira Francisco

Prêmio Capes de Tese 2012

Wallace Alves Martins

Prêmio Capes de Tese 2012 (Menção Honrosa)
Felipe dos Santos Loureiro
Marco Antonio Monteiro de Oliveira

Prêmio Capes de Tese 2011

Tiago Roux de Oliveira
Joecila Santos da Silva
Aline Souza de Paula

Prêmio Capes de Tese 2011 (Menção Honrosa)

Paulo Costa Carvalho

Grande Prêmio Capes de Tese e Prêmio Capes de Tese 2010
Augusto Cesar Vieira Getirana

Prêmio Capes de Tese 2010
Carolina Palma Naveira Cotta

Prêmio Capes de Tese 2009

Eduardo Rocha de Almeida Lima
Juliana Braga Rodrigues Loureiro

Prêmio Capes de Tese 2009 (Menção Honrosa)

Oumar Diene

Prêmio Capes de Tese 2008 (Menção honrosa)

Tiago José Limoeiro de Oliveira
Frederico de Araujo Kronemberger
Olivier Jacques Marie Wellele

Prêmio Capes de Tese 2007

Fabrício Machado da Silva
Miguel Benedito Furtado Jr

Prêmio Capes de Tese 2007 (Menção Honrosa)
Vinícius Gusmão Pereira de Sá
Carlos Roberto Ferreira de Castro

Grande Prêmio Capes de Tese e Prêmio Capes de Tese 2006
Cláudio Patrício Ribeiro Jr

Prêmio Capes de Tese 2006
Jorge Henrique Prodanoff

Prêmio Capes de Tese 2006 (Menção Honrosa)
Johnny de Jésus Martinex Rizales