Coimbra inaugura evento Coppe em cinco décadas

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Data: 22/05/2015

Em um encontro emocionante, marcado pela presença de professores, funcionários e alunos de diferentes gerações, desde os anos 1960, a Coppe/UFRJ inaugurou, dia 21 de maio, o evento “Coppe em cinco décadas: a arte de antecipar o futuro”. Aos 91 anos, o professor Alberto Luiz Coimbra, fundador da instituição e homenageado do dia, encantou os presentes pela sua abordagem lúcida e clara em relação á política adotada no país nas áreas de Educação e de Ciência e Tecnologia. “Valeu a pena ter vivido tanto tempo para ter esse reconhecimento em vida”, agradeceu Coimbra em seu discurso.

No evento foi lançada a revista “Engenharia e inovação”, que conta a história da Coppe e suas principais contribuições no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento do país.

Também foi lançado o livro “Mecânica dos fluidos”, de autoria do professor Coimbra, que foi escrito no início dos anos 1960 para suprir a carência de obras sobre temas de engenharia escritos em língua portuguesa. O livro foi editado e revisado pelos professores da Coppe Luiz Bevilacqua (Programa de Engenharia Civil), Juliana Loureiro, Fernando Pereira Duda e Daniel Onofre de Almeida Cruz (Programa de Engenharia Mecânica), com prefácio do professor Átila Freire (Programa de Engenharia Mecânica) . O projeto gráfico é da E-papers.

O professor autografou cerca de 200 exemplares de seu livro “Mecânica dos Fluidos”

Foi inaugurada, ainda, a exposição “Coppe em cinco décadas”, que por meio de depoimentos, vídeos e reportagens de jornais e TV retratam a trajetória da Coppe e seus principais marcos ao longo dos últimos 50 anos.

Antes da sessão de autógrafos, Coimbra falou sobre a criação da Coppe para o público que lotou o hall do prédio da Coppe, instituição que hoje leva seu nome. ”Naquela época – décadas de 1950 e 60 – falava-se muito em reformar o sistema universitário. Eram realizadas reuniões e mais reuniões de reitores e representantes do Ministério da Educação. Na realidade, a Coppe promoveu uma reforma com grande coragem e grande ajuda do então BNDE. E o Brasil lucrou muito com isso”, relatou o professor, que, comovido, disse estar “muito feliz”, com as homenagens recebidas.

Durante a cerimônia Coimbra autografou mais de 200 exemplares do livro “Mecânica dos Fluidos”, escrito nos anos 1960, a partir de apontamentos feitos pelo professor para estimular seus alunos no gosto pela matemática e pela engenharia e suprir a carência de material didático. A apostila original se encontra na Biblioteca de Obras Raras, do Centro de Tecnologia. Foi graças a esse original que a obra pode ser revisada e publicada. A partir da primeira semana de junho, sua versão digital estará disponível para todos os interessados no site da editora E-papers e no site da Coppe

“É com alegria que inauguramos esse evento, no qual resgatamos parte da história da Coppe, essa história de sucesso, da qual temos grande orgulho e queremos compartilhar com todos, alunos, professores e funcionários”, disse o vice-diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, ao abrir o evento.

Professor Coimbra recebe o certificado de Pesquisador Emérito, do CNPq

Em seguida, o diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Guilherme Sales Melo, entregou a Coimbra o certificado de Pesquisador Emérito do CNPq, “em reconhecimento à sua relevante contribuição científica e acadêmica”.

O diretor da Coppe, professor Luiz Pinguelli Rosa, exaltou a personalidade do homenageado, recordando a atuação do professor Coimbra durante os “anos de chumbo”, quando o mesmo convidou para lecionar na Coppe o professor Plínio Sussekind Rocha. “Como vários professores importantes desta universidade, Sussekind foi atingido pelo AI-5 (Ato Institucional, promulgado pelo presidente Costa e Silva, em 1968). Foi afastado da universidade e como tinha problemas de saúde não pode atender a um convite para lecionar na França. Coimbra, com sua generosidade e coragem, o convidou para dar aulas na Coppe e aqui ficou por algum tempo até que as autoridades o obrigaram a sair mais uma vez. Esse episódio retrata como era sua personalidade. Acima de tudo a Ciência e por ela até desafiar autoridades militares da época da ditadura”, relembrou Pinguelli.

Reencontros e emoção

“Valeu a pena ter vivido tanto tempo para ter esse reconhecimento em vida”, agradeceu o professor Alberto Luiz Coimbra

Coimbra reencontrou no evento colegas que o acompanharam na ação pioneira de criação da pós-graduação em Engenharia no Brasil e aqueles que mantiveram e expandiram o seu legado, mantendo os princípios essenciais. No decorrer de cinco décadas, a Coppe tornou-se o maior centro de ensino e pesquisa de engenharia da América do sul, referência de excelência no ensino, pesquisa e inovação. Dentre eles, estavam os professores Jacques de Medina, responsável pela organização da área de Geotecnia do Programa de Engenharia Civil; Carlos Augusto Perlingeiro, que foi aluno da primeira turma de pós-graduação em Engenharia Química e mais tarde coordenador do Programa de Engenharia Química da Coppe; Acher Mossé, o primeiro coordenador da Fundação Coppetec entre outros.

A professora Angela Uller, chefe de gabinete da Reitoria e ex-diretora da Coppe, representou o Reitor Carlos Levi. O professor Roberto Leher, recém-eleito pela comunidade da UFRJ para suceder o atual reitor, também compareceu e prestigiou o evento. Também estiveram presentes ao evento os ex-diretores da Coppe, Sandoval Carneiro Jr, Luiz Fernando Legey, Segen Estefen e Paulo Alcântara, bem como os atuais diretores de Assuntos Acadêmicos (professor Fernando Rochinha) e de Tecnologia e Inovação (professor Romildo Toledo); autoridades de instituições públicas de ensino e pesquisa; diretores e professores de diversas unidades acadêmicas da UFRJ; representantes dos patrocinadores do evento e também de empresas parceiras da Coppe.

A exposição “Coppe em cinco décadas” ficará aberta ao público, de 21 de maio a 31 de julho, no Espaço de Arte da Coppe, no hall de entrada do prédio onde funciona a sede da instituição, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2) da UFRJ, na Cidade Universitária. A mostra poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. A entrada é franca.

Professores, alunos e funcionários lotaram o hall da Coppe, para prestigiar o evento

Confira os depoimentos de algumas autoridades presentes

Alberto Luiz Coimbra

Sobre o livro “Dinâmica dos fluidos”

“Eu procurava caprichar na preparação das aulas para ajudar os alunos. Estou muito feliz, pois não imaginava que um dia o livro com aquelas notas seria reeditado. Na verdade, eu nem lembrava mais daquelas anotações”.

Sobre a Coppe

“Sinto-me extremamente feliz em ver a continuidade das atividades que iniciamos em 1963. Foi uma satisfação ver o projeto dar certo e ver a pós-graduação se espalhar pelo país.”.

Sobre as dificuldades do início

“No primeiro ano de atividade do curso de mestrado em engenharia química a grande dificuldade era a falta de recursos. No ano seguinte, a coisa melhorou, pois o BNDE entrou para nos ajudar. Mas não foi tão simples. Tivemos que disputar os recursos com a graduação, que também estava buscando recursos. Mas acabamos sendo escolhidos pelo BNDE. Ganhamos a disputa e os recursos foram destinados à pós-graduação”.

Satisfação com as homenagens

“Eu vejo que valeu a pena viver tanto assim. Porque eu pude ver, em vida, o reconhecimento pelo trabalho que nós fizemos na Coppe.

Jacques de Medina

“Tínhamos um corpo de técnico-administrativos muito solidário e que colaborava muito conosco. O Coimbra (Luiz Alberto Coimbra) era grato aos funcionários e os estimulava a estudar. Ele dava o apoio a todos aqueles que queriam fazer o curso superior”.

“Quando veio a fase negra da perseguição política, o Coimbra foi afastado. Depois, a Coppe conseguiu vencer as dificuldades, se fortaleceu e evoluiu administrativamente. Hoje somos uma parte importante da UFRJ”.

Carlos Augusto Perlingeiro

“Naquela época (1963), eu não tinha a menor ideia do que iria acontecer. Foi uma coisa surpreendente, em meio a todas as dificuldades, a Coppe ter dado certo e ter chegado aonde chegou. Mas, o professor Coimbra sabia onde queria chegar”.

Romildo Toledo – diretor de Tecnologia e Inovação

“Esse é o reconhecimento de um trabalho que resultou em frutos maravilhosos para a Ciência e Tecnologia, no Brasil. Os resultados são expressivos na formação de pessoal, na interação com a indústria, no retorno para a sociedade. Juntar o fundador da Coppe com os atuais diretores nesse momento é uma grande alegria. Mostra a força e a orientação que temos: qualidade acadêmica, preocupação social, transferência de tecnologia em benefício da sociedade. Esse é o legado da Coppe”.

Fernando Rochinha – diretor de Assuntos Acadêmicos

“Quando se realiza um evento que nem esse, isso estimula o pensamento acerca da universidade, sua história e seus rumos. Esse tipo de solenidade faz parte do rito acadêmico. É assim que a universidade se reconhece e se mantém”.

Fernando Peregrino – superintendente da Fundação Coppetec

“O evento consagra o papel da Coppe, como instituição pioneira, reafirma o orgulho daqueles que a compõem e reforça o seu papel como instituição de formação em Ciência e Tecnologia”.

Roberto Leher – professor da Faculdade de Educação da UFRJ

“Caso resgatemos a história de Ciência e Tecnologia, vemos os caminhos que estamos seguindo hoje e como os mesmos repercutirão no futuro.É bom ver o lançamento de uma revista que sistematiza a nossa história, e também o relançamento do livro de Coimbra.Isso se coaduna com o que pensamos de uma universidade socialmente referenciada”.

Eliete Bouskela – diretora de Tecnologia da Faperj

“Para nós, na Faperj, a Coppe é fundamental na UFRJ. A Coppe é um dos melhores núcleos de Engenharia que temos no Brasil e isso é muito importante para o Rio de Janeiro”.

Paulo Alcântara Gomes – ex-reitor da UFRJ / ex-diretor da Coppe

“A Coppe trouxe uma contribuição inestimável para educação brasileira por várias razões. A primeira delas, por ter sido a primeira instituição na história do país que falou claramente e impôs a política de tempo integral para os seus professores. Essa é uma razão importantíssima porque senão a universidade não seria o que é hoje. A segunda é porque até os anos 60, quando se falava em pesquisa, de um modo geral se associava a atividade investigativa aos institutos da época do Conselho Nacional de Pesquisa, como o CBPF e o Impa. A Coppe e a Biofísica (da UFRJ) trouxeram a atividade científica para dentro da universidade e criaram o espírito do professor que publica, que trabalha em tempo integral, que faz ciência, que faz tecnologia e que inova. E aí vem a terceira razão fundamental: com a criação da Coppetec, que é o fruto dessa ideia do Coimbra, a Coppe começou a se articular com as empresas e o desenvolvimento só ocorre se você incrementar a competitividade das empresas. Para fazer isso é preciso atuar com elas, oferecendo a elas o saber geral da universidade e a qualificação das pessoas. A Coppe fez isso muito bem. Ela criou um processo de articulação com as empresas, que deu cara à empresa nacional. Não é só a Petrobras. A cadeia de fornecedores da Petrobras, a cadeia produtiva, a cadeia do setor metal-mecânico, a indústria da construção civil todos se beneficiaram. Empresas de outros segmentos também se beneficiaram. A Coppe marcou a história da educação brasileira por esses aspectos e fez isso de uma forma humana. Ela conseguiu reunir um conjunto de pessoas: professores, funcionários e estudantes, que ao longo desses anos assumiram um compromisso com esses princípios. Todas as pessoas na Coppe sempre foram comprometidas e contribuíram para a ideia de que a universidade se constrói com tempo integral, com geração de saber, com aprofundamento do conhecimento e com a articulação com o desenvolvimento brasileiro por meio das empresas e da própria sociedade”.

Saiba mais sobre a exposição e a revista “Engenharia e Inovação” no Planeta Coppe.

Leia o perfil completo do professor Alberto Luiz Coimbra na Seção Perfil do Planeta Coppe.

Veja a galeria com mais fotos do evento na Fanpage oficial da Coppe: www.facebook.com/coppe.

Título: Ensino Híbrido: Desafios e perspectivas nas engenharias e no ensino básico
Coordenador: MARCELLO LUIZ RODRIGUES DE CAMPOS
Contato do coordenadorcampos@smt.ufrj.br

Resumo: A pandemia da COVID-19 impôs uma transição drástica do modelo padrão de ensino, para aulas estritamente virtuais, e tem exigido um grande esforço para preparar e oferecer cursos aos alunos, seja no ensino universitário ou no ensino básico, pois poucos estavam preparados para lidar com as tecnologias de ensino online. Passados meses após o isolamento, não tem sido trivial a transição do presencial para o virtual, principalmente na manutenção da qualidade das disciplinas oferecidas neste novo formato. Uma lição foi aprendida neste processo: é necessário investir de forma permanente na implementação de tecnologias inovadoras/eficientes no melhoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, este projeto visa a dar apoio à rede pública de ensino, seja no âmbito do ensino básico ou do ensino de engenharia em outras universidades, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é o desenvolvimento de recursos e cursos em formato híbrido, incorporando técnicas de aprendizado ativo, sala de aula invertida, multimodalidade, etc.

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TítuloEscola Piloto em Engenharia Química Prof. Giulio Massarani
Coordenador: HENRIQUE POLTRONIERI PACHECO
Contato do coordenadorpacheco.h.pacheco@gmail.com e helen@peq.coppe.ufrj.br

Resumo: A Escola Piloto Presencial (EPP) em Engenharia Química surgiu em 1993, no PEQ/COPPE, e é uma ferramenta de atualização e de educação continuada, bastante útil para professores de ensino médio e de graduação, mas também muito procurada por estudantes e técnicos, além de empregados da indústria em geral. Nesta proposta da EPP desta edição serão oferecidos 10 módulos: TÉCNICAS AVANÇADAS DE CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS (DIVIDIDA EM 10 SUB-MÓDULOS) ensina técnicas de ponta para caracterização de diversos de tipos de materiais, discutindo o fundamento das técnicas e exemplificando com dados reais. Os módulos são: Módulo 1: Técnicas espectroscópicas (FTIR, DRIFTS, RAMAN e UV-Vis) Módulo 2: Ressonância magnética nuclear (RMN) Módulo 3: Difração de raios x (DRX) Módulo 4: Espectrômetro de Massas e Redução à Temperatura Programada (MS e TPR) Módulo 5: Cromatografia por permeação em gel (GPC) Módulo 6: Análises de tamanho de gotas e partículas Módulo 7: Técnicas cromatográficas gasosa e líquida – Uma visão de Troubleshooting Módulo 8: Elementos de caracterização de petróleo Módulo 9: Análises térmicas – TGA, DSC e DMA Módulo 10: Biotecnologia no Cotidiano.

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TítuloLaboratório de Informática e Sociedade – LabIS
Coordenador:  HENRIQUE LUIZ CUKIERMAN
Contato do coordenadorhcukier@cos.ufrj.br e lealsobral@cos.ufrj.br

Resumo: O LabIS veio se configurando ao longo de uma caminhada que remonta aos trabalhos e investigações da linha de pesquisa em Informática e Sociedade (IS) do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/UFRJ. Uma linha de pesquisa há tempos em busca de um Brasil ainda por inventar, movida pelo desejo de compreender a realidade brasileira para colaborar com a construção de um país mais justo e equânime. Trabalhamos com a produção de software de acessibilidade (LibrasOffice), jogos educativos (Damática), bancos comunitários (Mumbuca e Preventório) e oferecemos cursos de programação para estudantes da rede pública do ensino médio.

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TítuloLetramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ
Coordenador: DENISE CUNHA DANTAS
Contato do coordenadorddantas@oceanica.ufrj.br

Resumo: O Letramento de Jovens, Adultos e Idosos da COPPE/UFRJ é um projeto aberto a todo aquele que não é alfabetizado e aquele que não teve acesso ou não concluiu os estudos no Ensino Fundamental na idade escolar referente. Foi criado em 2005 pela Assessoria de Desenvolvimento Social da COPPE, a partir de uma pesquisa com os servidores e trabalhadores terceirizados que atuavam em atividades de limpeza e serviços gerais. A pesquisa foi ampliada para outras unidades e setores da Universidade. Hoje o Projeto tem como aluno servidores da UFRJ e terceirizados que, em sua maioria, trabalham no Centro de Tecnologia, e cidadãos moradores do entorno da Ilha do Fundão, principalmente da Vila Residencial e do Complexo da Maré. As aulas são ministradas no Centro de Tecnologia para as turmas de Letramento Básico, Intermediário e Avançado. E acontecem de segunda a sexta feira, de 15 às 16:30 horas.

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TítuloPolímeros para o setor de petróleo e gás – Aditivos
Coordenador: TAISSA ZANGEROLAMI LOPES RODRIGUES
Contato do coordenadortaissazl@yahoo.com.br e elucas@metalmat.ufrj.br

Resumo: A ação contempla aulas teóricas e demonstrativas e obtenção, caracterização e propriedades em solução dos polímeros, além de suas aplicações como aditivos na indústria do petróleo.

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TítuloPolímeros: aplicações e uso consciente
Coordenador: ARIANE DE JESUS SOUSA BATISTA
Contato do coordenadorariane.pent@gmail.com e ariane@pent.coppe.ufrj.br

Resumo: A reciclagem de plásticos é um tema importante, visto que mais de 60% de todo plástico produzido já virou resíduo e apenas 9% foi reciclado em todo mundo. No Brasil os dados são ainda mais alarmantes. O relatório apresentado pelo WWF recentemente afirma que o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo e recicla menos de 2% desse montante. Contudo, políticas de reciclagem e educação ambiental ainda são precárias e pouco divulgadas, e a disseminação de informações que tornam os plásticos vilões fazem com que o banimento desses materiais seja cada vez mais desejável. No entanto, vale lembrar que os plásticos são polímeros de alto valor agregado, baixo custo de produção e muito versáteis, e quando reciclados podem ser reinseridos na cadeia produtiva, possibilitando a produção de novos materiais, além de alavancar o setor energético. Dessa forma esse projeto visa instruir e incentivar alunos de escolas públicas e privadas a serem multiplicadores dos conceitos de reciclagem em suas escolas, famílias e comunidade. Onde palestras e atividades lúdicas serão realizadas, de forma virtual, incentivando o descarte correto ou reutilização de resíduos plásticos, evitando que esses resíduos sejam descartados em lugares impróprios.

Site onde os trabalhos realizados pelo projeto de extensão são divulgados
Instagram do Grupo EngePol (PEQ/COPPE/UFRJ), onde todos os nossos trabalhos e laboratórios são divulgados, inclusive os do projeto de extensão

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TítuloPrograma de Incubação de Empreendimentos Populares – Inovação Social dos Processos de Incubação de EES
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenador: amandaxavier86@gmail.com

Resumo: A ITCP/COPPE vem atuando, desde a sua criação, no apoio aos Empreendimentos Populares. Desenvolve ações que vão de encontro às necessidades das classes populares e dos setores informais, que historicamente ficam à margem das ações sociais desenvolvidas pelo Estado. Hoje novas técnicas e ferramentas são requeridas para enfrentar os novos desafios que se apresentam. Esta proposta visa investigar metodologias inovadoras de incubação, que propiciem o aperfeiçoamento das atividades dos empreendimentos incubados, dando continuidade às ações desenvolvidas pela ITCP/COPPE. A implantação das novas metodologias desenvolvidas permitirá melhorar a qualidade dos Empreendimentos Econômicos Solidários – E. Site da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/COPPE/UFRJ 

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TítuloEspaço COPPE Miguel de Simoni
Coordenador: CLAUDIA MARIA LIMA WERNER
Contato do coordenador: werner@cos.ufrj.br

Resumo: A atividade central deste projeto é a visitação guiada a exposição do Espaço COPPE, realizada predominantemente por estudantes do Ensino Médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os grupos de estudantes realizam as visitas acompanhados por professores das escolas de origem. O ambiente dos espaços de divulgação científica e tecnológica, como o Espaço COPPE, pode proporcionar elementos-chave de fomento à motivação intrínseca do aprendizado – por exemplo: construção de significado pessoal, tarefas desafiadoras, colaboração e sentimentos positivos sobre os esforços realizados e, portanto, são potenciais indutores da formação de vínculos novos, por vezes mais intensos. Site do Espaço COPPE  

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS – DEFESA
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br e karina.andrade@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloSISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE (SGQ) e MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO (MEG) PARA SERVIDORES PÚBLICOS GERAIS E UFRJ
Coordenador: EDUARDO OLIVEIRA DOS SANTOS
Contato do coordenadoreduardo.oliveira@adc.coppe.ufrj.br

Resumo: O Curso tem por objetivo a elaboração, implantação, manutenção, melhoria contínua e auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade segundo requisitos das normas NBR-ISO:9001 e implantação de boas práticas de gestão segundo os critérios definido no Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR) preconizada pela SEGES do Ministério de Economia). O curso está vinculado ao Programa FORMAÇÃO CONTINUADA DE SERVIDORES PÚBLICOS.

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TítuloUBUNTU.lab – Programa de inovação aberta em cidades inteligentes para a redução da desigualdade racial no Rio de Janeiro

Coordenador: MATHEUS HENRIQUE DE SOUSA OLIVEIRA
Contato do coordenadormatheusoli@hotmail.com

Resumo: O Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é uma ação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o objetivo de descentralizar as políticas públicas de igualdade racial e fortalecer e expandir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). A Fundação COPPETEC foi uma das entidades selecionadas através do projeto U.lab para apresentar a prefeitura do Rio de Janeiro um laboratório de inovação governamental a ser replicado como política de promoção da igualdade racial no âmbito de implementação do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município desenvolvido pelo Escritório de Planejamento da Secretaria Municipal da Casa Civil (EPL). No âmbito do Sinapir, o presente projeto tem o objetivo de entregar ao município do Rio de Janeiro, um programa de inovação governamental que coloca o jovem negro como protagonista da tecnologia capaz de promover o bem-estar no seu dia a dia.

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TítuloUnidade de Suporte à Inovação Social – USIS
Coordenador:  CARLA MARTINS CIPOLLA
Contato do coordenadorcarla.cipolla@ufrj.br

Resumo: A atividade apoia inovações sociais como chave para o desenvolvimento. O USIS/ UFRJ – Unidade de Suporte à Inovação Social – nasceu do projeto LASIN – Latin American Social Innovation Network -, financiado pela Comissão Europeia, com o propósito de implementar um modelo de envolvimento Universidade/comunidade, baseado na combinação de atividades curriculares e extra-curriculares, materiais e instrumentos de aprendizagem, treino prático, oficinas e mentorias para reforçar as ligações da universidade com o ambiente social mais amplo (Grupos comunitários, ONGs e/ou OSCIPS, Organizações governamentais, empresas e escolas) com metodologia própria desenvolvida por LASIN.

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Título“TÁ” LIGADO?! MINHA CÂMERA NA MÃO E UMA IDEIA NA CABEÇA – A LINGUAGEM AUDIOVISUAL COMO LIVRE EXPRESSÃO NA CONSTRUÇÃO DIALÉTICA NO ESPAÇO ENTRE A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E A SOCIEDADE
Coordenador:  ANDREA MARIA DO NASCIMENTO SILVA
Contato do coordenadorandreanascimento@cos.ufrj.br

Resumo: Todos nós da comunidade acadêmica e escolar tivemos que nos adaptar à utilização de soluções tecnológicas para nos comunicar, socializar e nos relacionar durante o período de pandemia para reproduzir a rotina de uma sala de aula. Com isso, a linguagem audiovisual e o uso de dispositivos portáteis, como smartphones e tablets, que já era uma realidade muito presente em nossa vida, de repente, se tornou fundamental. Essa proximidade foi uma grande motivação que trouxe a memória da frase emblemática do cineasta Glauber Rocha – Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça – que inspirou o título deste projeto e que nos faz compreender que atualmente a nossa práxis gira em torno dessa máxima que representa nosso atual cenário social nos hábitos de registrar e compartilhar nossas imagens, nossos áudios, nossos vídeos, seja de forma direta ou indiretamente nas redes sociais. Portanto, este projeto visa atender a uma demanda técnica para auxiliar a produção de conteúdo de divulgação de pesquisas, trabalhos escolares, vídeo aulas, entre outros, de forma que o público participante do projeto conheça detalhes da composição audiovisual. Enfatizar o uso da linguagem audiovisual para acesso ao conhecimento e para a troca de saberes, uma comunicação dialética onde é importante não só transmitir o conhecimento gerado na universidade mas também possibilitar que a sociedade contribua com o seu olhar, seu fazer, sua crítica.

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TítuloApoio às Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis
Coordenador: AMANDA FERNANDES XAVIER PEDROSA
Contato do coordenadoramandaxavier86@gmail.com

Resumo: As MPE compõe 92% das empresas do Estado do Rio de Janeiro (RJ) e são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais (Brasil, 2020). No entanto, as MPE enfrentam enormes desafios, sobretudo pela amplitude da atual crise sanitária, econômica e social (CNI, 2021; SEBRAE, 2020), colocando em evidencia o modelo econômico dominante, centrado na produção em massa de bens materiais e de performance financeira (Fernandes et al., 2021; Lima & Dias, 2020). Nesse sentido, esse projeto se fundamenta na perspectiva da Economia da Funcionalidade e da Cooperação (EFC), que tem como proposta fornecer soluções integradas de bens e serviços a partir da cooperação entre diferentes atores territoriais, abandonando a noção de escalabilidade e desenvolvendo novos modelos de governança de empresas e territórios (Du Tertre et al., 2019). Essa abordagem interacionista permite um menor consumo de recursos naturais e a renovação do vínculo social, criando resiliência para as relações econômicas, tão fragilizadas diante do cenário atual (Xavier et al., 2021; Roman et al., 2020). Este projeto visa apoiar as Micro e Pequenas Empresas do estado do Rio de Janeiro no desenvolvimento de trajetórias econômicas sustentáveis, criando impacto direto na sociedade e na comunidade científica. Para tanto, visa a formação, acompanhamento e intervenção de dirigentes de empresas para transição de modelo econômico a partir do Modelo da Economia da Funcionalidade e da Cooperação.

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